Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional da endoglucanase GH7 de Aspergillus fumigatus

Processo: 18/11231-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Taisa Magnani Dinamarco
Beneficiário:Deborah Kimie Yonamine
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Auxílio(s) vinculado(s):19/09567-0 - Uma termoestável endoglucanase GH7 de Aspergillus fumigatus, super-expressa em Pichia Pastoris, estimula a hidrólise de biomassas lignocelulósicas, PUB.ART
Assunto(s):Bioetanol   Enzimas hidrolíticas   Aspergillus fumigatus   Bagaço de cana-de-açúcar   Biomassa

Resumo

A preocupação com os impactos ambientais tem estimulado muitos esforços visando à substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis, como o etanol 2G, a partir de biomassas. Nesse cenário, a disponibilidade de biomassa como o bagaço de cana-de-açúcar, fortalece a Bioeconomia no Brasil, mas ainda, inúmeros esforços são necessários visando à completa utilização das matérias primas lignocelulósicas para a produção de bioprodutos e biocombustíveis. A busca por novas enzimas ou o melhoramento das enzimas disponíveis, certamente contribuirão para o melhoramento dos diversos processos industriais, dentro do contexto de bioeconomia e química verde. Nesse sentido, após clonagem e purificação de uma endoglucanase de A. fumigatus (Af-EGL7), sugerimos que essa proteína pode ser um complemento útil em coquetéis enzimáticos comerciais para a sacarificação de biomassas como bagaço de cana-de-açúcar. As endoglucanases catalisam o ataque inicial ao polímero de celulose, atuando na clivagem randômica de ligações glicosídicas nas regiões amorfas da cadeia, liberando oligossacarídeos menores. Tendo em vista a importância desta enzima hidrolítica para a degradação da biomassa vegetal, este projeto visa a melhor caracterização funcional da Af-EGL7, mediante a expressão em P. pastoris KM71H e posterior caracterização. Os resultados poderão ser valiosos na busca por potenciais alvos para a otimização dos coquetéis enzimáticos empregados na produção de bioprodutos a partir de biomassas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERNARDI, ALINE VIANNA; YONAMINE, DEBORAH KIMIE; UYEMURA, SERGIO AKIRA; DINAMARCO, TAISA MAGNANI. A Thermostable Aspergillus fumigatus GH7 Endoglucanase Over-Expressed in Pichia pastoris Stimulates Lignocellulosic Biomass Hydrolysis. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 20, n. 9 MAY 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.