Busca avançada
Ano de início
Entree

Imageamento multimodal dos componentes inorgânicos intrínsecos e extrínsecos do bagaço e da palha de cana-de-açúcar

Processo: 18/07033-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Driemeier
Beneficiário:Djanira Rodrigues Negrão
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50884-5 - INCT 2014: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, AP.TEM
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Bioenergia   Lignocelulose   Biomassa   Bagaços

Resumo

A cana-de-açúcar é a principal biomassa energética cultivada no Brasil. Os componentes inorgânicos presentes no bagaço e na palha da cana têm se mostrado um importante obstáculo para o aproveitamento energético industrial dessas biomassas. Historicamente, os componentes minerais causam problemas em caldeiras usadas na combustão de biomassa e, mais recentemente, tem criado problemas para produção industrial de etanol celulósico (2G). Este projeto empregará técnicas avançadas de imagem para mapear a localização dos componentes minerais presentes no bagaço e na palha da cana-de-açúcar. São consideradas três classes de minerais: (1) constituintes das paredes celulares vegetais; (2) partículas minerais (fitólitos) de origem biológica; e (3) impurezas minerais originárias principalmente do solo. O imageamento utilizará técnicas síncrotron de microtomografia (µCT) e micro-fluorescência (µXRF) de raios-X, bem como espectroscopia dispersiva em energia em microscópio eletrônico de varredura (SEM-EDS). Além de compor uma revisão abrangente da literatura disponível, este projeto expandirá o conhecimento experimental nesse tema que é crítico para o avanço das biorrefinarias com aproveitamento integral da biomassa da cana-de-açúcar.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEGRAO, DJANIRA R.; LING, LIU Y.; BORDONAL, RICARDO O.; DRIEMEIER, CARLOS. Microscale Analyses of Mineral Particles in Sugar Cane Bagasse and Straw Shed Light on How Debris Can Be Incorporated into Biomass. ENERGY & FUELS, v. 33, n. 10, p. 9965-9973, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.