Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento, atividade secretora e composição química da resina dos ductos de Kielmeyera appariciana Saddi (Calophyllaceae)

Processo: 17/15085-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Diego Demarco
Beneficiário:Ellenhise Ribeiro Costa
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Calophyllaceae   Anatomia vegetal   Histoquímica   Imuno-histoquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calophyllaceae | Ductos resiníferos | Histoquímica | imunocitoquímica | ontogênese | Ultraestrutura | Anatomia Vegetal

Resumo

Calophyllaceae é um importante representante de diferentes fitofisionomias do Cerrado, apresentando diversas espécies endêmicas e raras. A família apresenta distribuição pantropical e compreende 13 gêneros e 460 espécies com destaque para Kielmeyera. Além deste gênero, algumas espécies são importantes do ponto de vista etnobotânico e econômico, como o guanandi (Calophyllum brasiliense) que oferece madeira de boa qualidade, sendo considerada a primeira madeira-de-lei do Brasil, e o camaçari (Caraipa densifolia) que possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antitumorais, sendo utilizado para tratamentos de doenças de pele. De modo geral, as Calophyllaceae são especialmente caracterizadas pela presença de estruturas secretoras em todas as espécies dessa família. Essas estruturas secretoras geralmente são representadas por ductos e, com menos frequência, por cavidades, idioblastos, laticíferos e/ou tricomas. Dentre todas essas glândulas, os ductos destacam-se por terem causado inúmeras dúvidas e controvérsias quanto ao seu modo de formação desde os primeiros trabalhos publicados com outras famílias de plantas. Isso ocorre, na maioria das vezes, porque foi utilizado apenas um método de análise que não permite analisar todos os aspectos envolvidos na possível ocorrência de morte celular programada e/ou afastamento de células durante a formação do lume. Atualmente, sabemos que a combinação de várias técnicas de análise do material vegetal são mais eficazes quando analisadas em conjunto e, desta forma, o presente estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento dos ductos secretores do sistema caulinar de Kielmeyera appariciana com o intuito de investigar os diferentes aspectos relacionados à possível ocorrência de lisigenia, esquizogenia ou esquizolisigenia. Para isso, ápices caulinares serão processados e os ductos secretores, analisados sob técnicas de microscopia de luz e microscopia eletrônica de transmissão, além de avaliações imunocitoquímicas e histoquímicas. Iremos averiguar a ocorrência de processo de morte celular programada e a disposição do citoesqueleto durante a diferenciação celular com anticorpos fluorescentes. Através dessas análises será possível compreender com mais clareza como ocorre o desenvolvimento dos ductos secretores, o mecanismo de produção e liberação da secreção e a composição química da resina exsudada nesta espécie. Os resultados desse trabalho também ajudarão a compreender melhor o modo de formação dos ductos secretores em geral.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, ELLENHISE R.; TANGERINA, MARCELO M. P.; FERREIRA, MARCELO J. P.; DEMARCO, DIEGO. Two Origins, Two Functions: The Discovery of Distinct Secretory Ducts Formed during the Primary and Secondary Growth in Kielmeyera. PLANTS-BASEL, v. 10, n. 5, . (17/23882-0, 14/21593-2, 17/15085-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Ellenhise Ribeiro. Desenvolvimento, atividade secretora e composição química da resina dos ductos de Kielmeyera appariciana Saddi (Calophyllaceae). 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.