Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de leitura e recepção da obra de Cecília Meireles: contribuições metodológicas para o ensino de poesia

Processo: 18/02827-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Renata Junqueira de Souza
Beneficiário:Raquel Sousa da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de leitores   Literatura infantojuvenil

Resumo

Tendo em vista a necessidade da literatura em sala de aula e levando em conta os efeitos estéticos que a linguagem poética é capaz de ofertar, a perspectiva desta proposta está pautada em contribuir na condução da educação literária na escola de ensino básico. Assim, este projeto tem como foco o ensino de poesia no ambiente escolar, com ênfase na recepção leitora dos alunos e analisando como o aprendizado acontece em seu processo de compreensão da leitura. Considerando isso e motivados pela escolha de uma educadora e poetisa que dedicou sua vida a questões que envolvem o ensino e a arte, nossa pesquisa objetiva aprofundar os estudos sobre a obra poética de Cecília Meireles (1901-1964), aplicando-a em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com isso, será possível diagnosticar se há a leitura da lírica de Cecília Meireles no ambiente escolar e quais procedimentos metodológicos de ensino-aprendizagem são realizados nessa prática. Feito isto, sugerimos a elaboração e a aplicação de propostas metodológicas a partir de Estratégias de Leitura que visem/promovam a formação do leitor na perspectiva do letramento literário, a fim de analisar a recepção da lírica ceciliana como contribuição para os estudos que têm como foco a poesia e o seu ensino. Metodologicamente, este projeto centra-se em duas perspectivas principais: uma de cunho bibliográfico, com o estudo aprofundado da poética ceciliana e outra de campo de cunho qualitativo, centrada no método de procedimento pesquisa-ação, que acontecerá por meio da elaboração e da aplicação de propostas metodológicas de ensino a partir de Estratégias de Leitura. Para realizarmos a pesquisa, será necessário que façamos uma seleção e visita(s) a alguma(s) escola(s) da rede pública de ensino do município de Presidente Prudente/SP, bem como à turma escolhida; com isso, poderemos iniciar e aprofundar o contato com o professor da turma escolhida para que depois seja feita uma intervenção na sala de aula selecionada. Nesse sentido, a pesquisa-ação torna-se colaborativa para pesquisador e professor concomitantemente. Para esse percurso, alguns autores que têm um cuidado com a natureza do texto poético ou se preocupam com o trabalho desse gênero em sala de aula podem colaborar em nossas investigações, como Bordini (1991), Alves (1995; 2008) e Souza (2012). As contribuições sobre a Estética da Recepção (Jauss, 1979) e sobre a Teoria do Efeito Estético (Iser, 1996; 1999) são necessárias para embasar teoricamente nossa pesquisa quando pensamos na recepção leitora, pois focalizam a ideia de um leitor que, por meio da literatura, é conduzido a atribuir significações de e para sua vida; portanto, é fundamental que, ao realizar a leitura do texto literário, faça-o a partir de uma abordagem teórico-metodológica condizente com seu universo. Por fim, no que diz respeito às propostas metodológicas das pesquisa, será necessário um apoio fundamentado nas Estratégias de Leitura, sustentadas nos apontamentos de Solé (1998) e de Girotto & Souza (2010; 2017), focalizando e aprofundando três de algumas estratégias durante a mediação da lírica ceciliana em sala de aula: a inferência, a conexão e a visualização. Nesse sentido, almejamos como resultados o rompimento de estigmas que tratam o gênero poético como inferior frente a outros no ambiente escolar, mostrando como é possível a formação leitora e, sobretudo, humana, dos alunos por meio da mediação da poesia e apresentando detalhadamente a proposição metodológica para a sala de aula escolhida.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Raquel Sousa da. Estratégias de leitura e recepção da obra de Cecília Meireles : contribuições metodológicas para o ensino de poesia. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.