Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxonomia Integrativa, filogenia baseada em dados morfológicos e evolução da musculatura em Thaumastodermatidae Remane, 1927 (Gastrotricha: Macrodasyida)

Processo: 18/11166-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:André Rinaldo Senna Garraffoni
Beneficiário:Thiago Quintão Araújo
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/23856-0 - Reconstrução filogenética de Gastrotricha baseada em dados moleculares e morfológicos, AP.BTA.JP
Assunto(s):Filogenia   Meiofauna

Resumo

Os Gastrotricha são microinvertebrados aquáticos (com menos de 1 mm) e importantes componentes do bentos e fitofauna de habitats marinho e de agua doce. Apesar do grande número de espécimes em distintos ambientes, este táxon não é muito conhecido, possivelmente pelo seu diminuto tamanho e fragilidade de seus corpos, o que torna seu estudo difícil. O táxon é composto por mais de 830 espécies tradicionalmente dividido em duas ordens Chaetonotida e Macrodasyida. Visando melhorar o entendimento das espécies e integrar o conhecimento da morfologia, o estudo das estruturas musculares vem sendo utilizado com frequencia e o crescente avanço tecnologico possibilitou com que estruturas e ultraestruturas morfológicas passassem a ser investigadas, como por exemplo a análise da arquitetura muscular de gastrótricos com a utilização da técnica confocal. Apesar de Thaumastodermatidae ser a família mais especiosa dos Macrodasyida, estudos relacionados a análise do sistema muscular com a utilização da técnica confocal são escassos e restritos ao sistema reprodutor dos espécimes analisados. Dessa forma, visto essa lacuna de conhecimento, o presente projeto tem como principal objetivo, explorar a morfologia do sistema muscular dos thaumastodermatídeos com a utilização das técnicas modernas de microscopia e interpretá-la sobre um viés evolutivo por meio da reconstrução filogenética do táxon. O presente projeto visa também aumentar o conhecimento da diversidade dos Thaumastodermatidae na costa brasileira por meio de novas coletas em novas localidades, uma vez que até o momento as coletas estão concentradas no Estado de São Paulo, além de abrir novas perspectivas para estudos de sistemática e evolução de Gastrotricha do litoral brasileiro.