Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do exercício físico sobre a via de sinalização da proteína Rock e regulação da lipogênese e gliconeogênese no fígado de ratos envelhecidos.

Processo: 18/07568-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Rodrigo Pauli
Beneficiário:Vitor Rosetto Muñoz
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):20/04149-2 - O papel dos RNAs longos não-codificantes na resistência a insulina e diabetes do tipo 2., BE.EP.DR
Assunto(s):Envelhecimento   Exercício físico   Resistência à insulina

Resumo

Em indivíduos idosos, alguns fatores como o declínio das funções fisiológicas, a ingestão de alimentos ricos em gordura e a inatividade física estão relacionados com prejuízos no metabolismo hepático levando ao acúmulo de gordura no fígado, também conhecido como doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). Uma vez instalada a DHGNA há o risco do desenvolvimento da esteatohepatite não alcoólica (EHNA) levando a prejuízos ainda mais severos na qualidade e expectativa de vida. Neste contexto, têm-se buscado identificar moléculas com ações regulatórias sobre a via de sinalização da insulina e nos processos de lipogênese e gliconeogênese no tecido hepático e sobretudo em resposta ao exercício físico em organismos envelhecidos. Nesse contexto, estudos têm demonstrado o papel da proteína Rho-quinase (Rock) em mediar a via de sinalização da insulina através da fosforilação do substrato 1 do receptor de insulina (IRS-1) no resíduo de serina 632/635, e com isso aumentando a captação de glicose no músculo esquelético. Porém, estudos recentes também têm demonstrado que a proteína Rock pode apresentar uma ação negativa no tecido hepático estando envolvida com a lipogênese e a produção hepática de glicose. Com isto, o principal objetivo deste estudo será avaliar os efeitos do exercício físico sobre a via de sinalização da Rock e os efeitos sobre a lipogênese e gliconeogênese no fígado de ratos idosos. Serão utilizados ratos Wistar e Fischer 344 jovens (3-5 meses) e idosos (16 meses) sedentários e exercitados. O protocolo de treinamento físico será de natação, com duração total de 120 minutos, 5 vezes/semana, por 7 dias. Ao final do experimento serão avaliadas as adaptações decorrentes do exercício físico, sendo estas: tolerância à glicose, sensibilidade à insulina, tolerância ao piruvato, glicemia, insulinemia e glicogênio hepático. A nível molecular será avaliado a expressão da Rock1, Rock2, das proteínas ativadora (RhoA) e inibidora (RhoE) da Rock, fosforilação do IRS-1 em serina 632/635 e tirosina 612, pAkt e Akt total, pGSK3 e GSK3 total e outras proteínas relacionadas a lipogênese e PHG no fígado. Será avaliado a atividade da Rock através da fosforilação da MYPT-1 no tecido hepático. Para as avaliações moleculares serão utilizadas as técnicas de immunoblotting e PCR em tempo real. Além disso, para elucidar o mecanismo específico de ação da proteína Rock, será feita a inibição farmacológica (Y-27632) e a superexpressão da Rock em células HepG2. Espera-se através dos achados elucidar os efeitos do exercício aeróbio sobre o metabolismo da Rock e as repercussões sobre a lipogênese e gliconeogênese no fígado de ratos idosos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GASPAR, RAFAEL C.; PAULI, JOSE R.; SHULMAN, I, GERALD; MUNOZ, VITOR R. An update on brown adipose tissue biology: a discussion of recent findings. AMERICAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY-ENDOCRINOLOGY AND METABOLISM, v. 320, n. 3, p. E488-E495, MAR 2021. Citações Web of Science: 0.
GASPAR, RAFAEL C.; NAKANDAKARI, SUSANA C. B. R.; MUNOZ, VITOR R.; VIEIRA, RENAN F. L.; DA SILVA, ADELINO S. R.; CINTRA, DENNYS E.; DE MOURA, LEANDRO P.; ROPELLE, EDUARDO R.; PAULI, JOSE RODRIGO. Acute physical exercise increases PI3K-p110 alpha protein content in the hypothalamus of obese mice. Journal of Anatomy, v. 238, n. 3, p. 743-750, MAR 2021. Citações Web of Science: 0.
GASPAR, RAFAEL CALAIS; MUNOZ, VITOR ROSETTO; BRANCO RAMOS NAKANDAKARI, SUSANA CASTELO; LINS VIEIRA, RENAN FUDOLI; DA CONCEICAO, LUCIANA RENATA; DE OLIVEIRA, FELLIPE; CRISOL, BARBARA MOREIRA; DA SILVA, ADELINO S. R.; CINTRA, DENNYS ESPER; DE MOURA, LEANDRO PEREIRA; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE; ZAGHLOUL, IMAN; MEKARY, RANIA A.; PAULI, JOSE RODRIGO. Aging is associated with increased TRB3, ER stress, and hepatic glucose production in the liver of rats. Experimental Gerontology, v. 139, OCT 1 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.