Busca avançada
Ano de início
Entree

Inibidores da via de síntese de vitamina B6 entregues por associação com nanopartículas contra Plasmodium SP

Processo: 18/08820-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Carsten Wrenger
Beneficiário:Arne Kruger
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/26722-8 - Drug discovery contra doenças infecciosas humanos, AP.TEM
Assunto(s):Plasmodium   Malária   Nanopartículas   Sistemas de liberação de medicamentos   Descoberta de drogas

Resumo

Doenças parasitárias causadas por parasitas apicomplexos são um problema de saúde mundial, especialmente relevante em regiões tropicais como, por exemplo na América do Sul, África subsaariana e sudeste asiático. Dentre essas doenças, a malária é a mais devastadora, sendo a malária tropica, causada pelo Plasmodium falciparum, responsável pela maioria das mortes. Anualmente meio milhão de pessoas morrem por ano devido a malária tropica, em sua maioria crianças em áreas de risco. Haja visto que a terapia baseada em fármacos tem perdido sua eficiência devido ao aumento da frequência de cepas resistentes, a pesquisa por novas drogas e, por consequência, novos alvos terapêuticos nunca foi tão relevante. Fármacos que alvejam alvos terapêuticos únicos ao patógeno, frequentemente tem menos efeitos colaterais e nesse sentido, este projeto de doutorado fazem uso da via de biossíntese de vitamina B6 em P. falciparum como alvo terapêutico. Compostos desenhados para inibir as enzimas Pdx1 e Pdx2 serão testados tanto in vitro quanto in vivo, usando respectivamente culturas celulares e experimentos em modelo murino. Após a avaliação do perfil farmacológico dos compostos, nanopartículas como serão empregadas para melhorar as propriedades farmacológicas e facilitar a distribuição. Com isso esperamos obter novos fármacos com alta potência para o tratamento da malária.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KRUGER, ARNE; ZIMBRES, FLAVIA M.; KRONENBERGER, THALES; WRENGER, CARSTEN. Molecular Modeling Applied to Nucleic Acid-Based Molecule Development. BIOMOLECULES, v. 8, n. 3 SEP 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.