Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise espacial e espaço-temporal dos óbitos por câncer de mama e de colo de útero e distribuição do rastreamento dessas neoplasias, Município de São Paulo, 2000 a 2016

Processo: 17/25625-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Francisco Chiaravalloti Neto
Beneficiário:Patricia Marques Moralejo Bermudi
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise espacial   Programas de rastreamento   Estudos ecológicos   Neoplasias mamárias   Mortalidade

Resumo

Introdução: As neoplasias de mama e de colo de útero são importantes causas de morbimortalidade na população feminina brasileira. Logo, torna-se relevante o olhar para os óbitos e o rastreamento destas neoplasias, no município de São Paulo, sob o ponto de vista espacial e temporal, considerando seus padrões distintos neste território. Objetivos: descrever os óbitos e as taxas padronizadas de mortalidade por neoplasias de mama e de colo do útero em mulheres com 20 anos e mais de idade, residentes no município de São Paulo, entre 2000 e 2016; calcular e descrever a distribuição espacial da cobertura de rastreamento para câncer de colo do útero (Papanicolaou) e câncer de mama (mamografia); identificar aglomerados espaciais, espaço-temporais e de variação espacial nas tendências temporais; e verificar presença de padrão espacial entre os óbitos de cada neoplasia isoladamente e de ambas as neoplasias conjuntamente. Métodos: estudo descritivo e ecológico, no qual serão considerados todos os óbitos por neoplasia maligna da mama (CID-10: de C50 a C50.9) e neoplasia de colo do útero (CID-10: de C53 a C53.9) que ocorreram na população feminina, com 20 anos e mais de idade, residente no município de São Paulo, no período de 2000 a 2016. Serão consideradas as seguintes modalidades de análise: análise descritiva exploratória; análise espacial; análise estatística de varredura, para a detecção de aglomerados espaciais, espaço-temporais e de variação espacial nas tendências temporais; e análise espacial de dados pontuais, para a detecção de padrões espaciais. Palavras-chave: Câncer de mama, Câncer de colo do útero, Estudos ecológicos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PATRICIA MARQUES MORALEJO BERMUDI; ALESSANDRA CRISTINA GUEDES PELLINI; ELIZABETH ANGÉLICA SALINAS REBOLLEDO; CARMEN SIMONE GRILO DINIZ; BRENO SOUZA DE AGUIAR; ADEYLSON GUIMARÃES RIBEIRO; MARCELO ANTUNES FAILLA; OSWALDO SANTOS BAQUERO; FRANCISCO CHIARAVALLOTI-NETO. Padrão espacial da mortalidade por câncer de mama e colo do útero na cidade de São Paulo. Revista de Saúde Pública, v. 54, p. -, . (17/25625-4, 18/22100-0)
OSWALDO SANTOS BAQUERO; ELIZABETH ANGÉLICA SALINAS REBOLLEDO; ADEYLSON GUIMARÃES RIBEIRO; PATRICIA MARQUES MORALEJO BERMUDI; ALESSANDRA CRISTINA GUEDES PELLINI; MARCELO ANTUNES FAILLA; BRENO SOUZA DE AGUIAR; CARMEN SIMONE GRILO DINIZ; FRANCISCO CHIARAVALLOTI NETO. Outubro Rosa e mamografias: quando a comunicação em saúde erra o alvo. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 11, . (17/25625-4, 18/22100-0)
OSWALDO SANTOS BAQUERO; MARIANA SOUZA LOPES; ELIZABETH ANGÉLICA SALINAS REBOLLEDO; PATRÍCIA PINHEIRO DE FREITAS; ADEYLSON GUIMARÃES RIBEIRO; MARIA CECÍLIA RAMOS DE CARVALHO; PATRICIA MARQUES MORALEJO BERMUDI; NATHÁLIA LUÍZA FERREIRA; ALESSANDRA CRISTINA GUEDES PELLINI; MARIANA CARVALHO DE MENEZES; et al. O manejo da obesidade na atenção primária à saúde no Brasil é adequado?. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 11, . (17/25625-4, 18/22100-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERMUDI, Patricia Marques Moralejo. Análise espacial e espaço-temporal dos óbitos por câncer de mama e do colo do útero,município de São Paulo, 2000 a 2016. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.