Busca avançada
Ano de início
Entree

A imagem do "bom texto" em discursos sobre a redação em exames vestibulares: uma análise dialógica do discurso

Processo: 17/27267-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Filosofia da Linguagem
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marina Célia Mendonça
Beneficiário:Daiane Pereira Fernandes da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Imagem

Resumo

Embasado teórico-metodologicamente nos escritos de Bakhtin e seu Círculo, este projeto pretende investigar o que se configura como a imagem de um "bom texto" em exames vestibulares, utilizando como corpus as provas comentadas de redação (2015, 2016 e 2017) de três instituições de Ensino Superior, a saber: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Essas instituições foram escolhidas por trazerem para a prova de redação uma pluralidade de gêneros, os quais fazem parte do cotidiano do aluno/candidato. Em um segundo momento, no âmbito pedagógico, visa-se analisar se as imagens (quanto à produção de um texto de qualidade) apresentadas nesses comentários aparecem no ambiente online e de que forma; para essa etapa da pesquisa, serão analisadas videoaulas direcionadas à preparação para essas provas, presentes na internet. Sendo assim, o projeto em questão investigará dois âmbitos: institucional, do qual toma-se como objeto de estudo as provas comentadas das referidas instituições, e didático-pedagógico, cujo objeto de análise serão um grupo de videoaulas, no ambiente online.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.