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Tem na Netflix? Mapeando práticas e preferências de consumo de audiovisual na Universidade Estadual de Campinas

Processo: 18/11215-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Michel Nicolau Netto
Beneficiário:Gustavo de Sousa Vieira
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia da cultura   Cultura (sociologia)   Dispositivos móveis   Mídia audiovisual   Streaming   Preferências   Consumo   Estudantes universitários

Resumo

Os meios de se acessar conteúdo audiovisual vêm mudando velozmente nos últimos anos. Duas das mais significativas mudanças são a possibilidade de se assistir a conteúdo em dispositivos móveis e o advento do streaming: distribuição digital de conteúdo sem transferência de arquivo para outro dispositivo (em oposição ao download). Dado que mudar a forma como se acessa tal conteúdo se relaciona também com outras práticas que circundam o consumo, o foco deste projeto de pesquisa é mapear as práticas e preferências de consumo de conteúdo audiovisual entre as alunas e os alunos da UNICAMP, buscando neste mapeamento ver se existem padrões entre três fatores: 1. O perfil socioeconômico dos estudantes; 2. Seu consumo de audiovisual e 3. A relação desse consumo com outras práticas e preferências culturais. Para tanto, usaremos como principal referencial teórico-metodológico o trabalho de Pierre Bourdieu, em especial suas observações sobre gostos e práticas culturais como fatores de distinção social e sobre a homologia entre espaço social e estilo de vida.

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