Busca avançada
Ano de início
Entree

Sinterização por micro-ondas: envelhecimento da cerâmica Y-TZP in vivo e in vitro

Processo: 17/24952-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Guilherme de Siqueira Ferreira Anzaloni Saavedra
Beneficiário:Mylenne Terra Marinho
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Sinterização   Prótese dentária   Zircônia   Zircônia tetragonal policristalina estabilizada com ítrio (Y-TZP)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a degradação in vitro e in vivo de Y-TZP sinterizada por dois métodos diferentes. Serão confeccionados N=80 discos por meio de CAD-CAM para padronização no tamanho dos discos de acordo com a ISO 6872, os discos serão divididos em 8 grupos n=10, 4 Grupos que serão sinterizados de modo convencional, e 4 Grupos que serão sinterizados por energia de micro-ondas utilizando um protocolo pré-estabelecido. E então passarão por processo de degradação in vitro em Reator Hidrotérmico e envelhecimento in vivo. Para caracterização mecânica será realizado ensaio de resistência à flexão biaxial. Os resultados obtidos serão analisados estatisticamente (ANOVA, Tukey e Dunnett), e então será possível fazer uma avaliação criteriosa dos resultados, para avaliação dos métodos utilizados, tanto para envelhecimento como para sinterização.