Busca avançada
Ano de início
Entree

Semiótica e curta-metragem no desenvolvimento de competências de leitura no ensino médio

Processo: 18/14273-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Mariana Luz Pessoa de Barros
Beneficiário:Mariela Luiza Salvini
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Semiótica   Filme educativo   Educação baseada em competências   Ensino e aprendizagem   Língua portuguesa   Leitura   Estudantes de ensino médio

Resumo

O presente trabalho visa à utilização da semiótica greimasiana no ensino/aprendizagem de língua portuguesa, em uma proposta de ampliação da competência de leitura e produção oral e escrita dos alunos do Ensino Médio. Tendo como corpus o curta-metragem Dimensões do Diálogo (1982), dirigido por Jan Švankmajer, iremos realizar uma análise deste, com objetivo de colocar o estudante em contato com o texto sincrético, a fim de dar motivação a ele, colaborar para mudanças de relações com textos verbais e visuais e também contribuir para futuras ações pedagógicas relacionadas ao ensino de língua materna. Para verificar a aquisição do instrumental semiótico e o desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos, serão elaborados exercícios de leitura e produção de texto com base na análise do curta em questão, que ficarão disponibilizados em um blog. Este blog terá ainda uma introdução ao tema dirigida a professores. Sabendo da complexidade da teoria semiótica, optamos por uma adaptação dos conceitos básicos, referentes aos três níveis do percurso gerativo do sentido, e da noção de semissimbolismo, didatizando-os, com a finalidade de proporcionar aos jovens um instrumental eficiente e adaptado às necessidades do ensino de português na escola.