Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação da rafe no controle de termoefetores em AVE precoce

Processo: 17/17278-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Kênia Cardoso Bícego
Beneficiário:Caroline Cristina Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Regulação da temperatura corporal   Termogênese   Glutamatos   GABA

Resumo

Em mamíferos e talvez em todos os vertebrados, sabe-se que a área preóptica do hipotálamo (APO) é definida como uma das principais regiões encefálicas envolvidas na regulação da Tc, sendo considerada uma região termosensível e termointegradora. A APO, por sua vez, comunica-se com regiões encefálicas caudais (hipotálamo dorso medial e núcleo rostral da rafe) que estão envolvidos na ativação de efetores de produção (termogênese dependente e independente de tremor) e conservação (vasoconstrição periférica) de energia térmica. Existem estudos contraditórios sobre a participação da APO na termorregulação de aves e nenhum dado sobre função termorreguladora da rafe nesses animais. Diante disso o presente projeto pretende verificar a participação da APO e da rafe na ativação de termoefetores de frio (termogênese e vasoconstrição periférica) e de calor (perda de calor seca e evaporativa) em pintainhos na primeira semana de vida pós-eclosão. Para isso, serão mensurados temperatura corporal, consumo de oxigênio (índice termogênico), ventilação pulmonar (taquipnea térmica ao calor ou hiperpnea ao frio) e índice de perda seca de calor (a partir de temperaturas da pele) em pintainhos com inibição e ativação da APO ou da Rafe e submetidos a frio (26oC), calor (37oC) ou ambiente neutro (31oC). As inibições e ativações serão realizadas com microinjeção local de antagonistas de receptor NMDA de Glutamato e de GABA. Além disso, como a Rafe é a principal região serotoninérgica do encéfalo, também será verificada a participação de neurônios serotoninérgicos da Rafe nas respostas termoefetoras de pintainhos expostos ao frio e ao calor e a influencia da APO nessa ação da Rafe.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCARPELLINI, CAROLINA DA SILVEIRA; CRISTINA-SILVA, CAROLINE; BIANCARDI, VIVIAN; GARGAGLIONI, LUCIANE H.; ALMEIDA, MARIA CAMILA; BICEGO, KENIA CARDOSO. Hypothalamic TRPV4 channels participate in the medial preoptic activation of warmth-defence responses in Wistar male rats. PFLUGERS ARCHIV-EUROPEAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY, v. 471, n. 9, p. 1191-1203, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.