Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos processos de regulação gênica pós-transcricional na embriogênese somática em Araucaria angustifolia

Processo: 18/08215-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Eny Iochevet Segal Floh
Beneficiário:Leandro Francisco de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Epigenômica   Embriogênese   Araucaria angustifolia   Coníferas   MicroRNAs

Resumo

A regulação gênica pós-transcricional pode ocorrer por diferentes mecanismos, sendo um deles a regulação por small RNAs (sRNAs), elementos regulatórios não codificantes. Em plantas, dentre as diversas classes de sRNAs, os micro-RNAs (miRNAs) são os mais estudados em diversos processos de desenvolvimento, incluindo a embriogênese. Entretanto, nas gimnospermas, as funções de miRNAs específicos na regulação gênica, ao longo da embriogênese somática ainda não foram elucidados. Estudos realizados em culturas embriogênicas de Araucaria angustifolia, uma conífera nativa de importância econômica e criticamente ameaçada de extinção, utilizando plataformas de transcritos e proteínas, tem indicado a participação de mecanismos de regulação pós-transcricional. Estudos comparativos entre os processos de embriogênese zigótica e somática, e entre linhagens com diferentes potenciais para a embriogênese, têm sido utilizados para uma melhor compreensão dos aspectos fisiológicos, bioquímicos e moleculares deste processo. A presente proposta tem como objetivo compreender os mecanismos de regulação gênica pós-transcricional, e sua correlação com o processo de embriogênese somática. Para tal, será realizado uma análise do perfil de sRNAs, bem como a identificação de miRNAs e seus genes alvos, em duas linhagens celulares com diferentes potenciais embriogênicos de A. angustifolia. Os resultados a serem obtidos serão avaliados considerando-se as plataformas de transcriptoma e proteômica, existentes no BIOCEL. Este projeto, além de promover novas abordagens nos estudos dos mecanismos que regulam a embriogênese em gimnospermas, e mais especificamente em A. angustifolia, permitirá elucidar aspectos inéditos relacionados a regulação pós-transcricional neste sistema vegetal, e por fim auxiliará na otimização das condições de cultivo in vitro para a embriogênese somática.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, LEANDRO FRANCISCO; DOS SANTOS, ANDRE LUIS WENDT; FLOH, ENY IOCHEVET SEGAL. Polyamine and amino acid profiles in immature Araucaria angustifolia seeds and their association with embryogenic culture establishment. TREES-STRUCTURE AND FUNCTION, DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.