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Alfabetização de crianças com autismo: uma abordagem tecnológica gamificada

Processo: 18/09430-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Seiji Isotani
Beneficiário:Laiza Ribeiro Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/23353-0 - Uso da gamificação e DTT para melhoria do engajamento de crianças com autismo em nível de alfabetização, BE.EP.MS
Assunto(s):Alfabetização   Informática na educação   Transtorno do espectro autista   Crianças autistas

Resumo

O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento, classificado em três níveis distintos de gravidade (leve, moderado e severo). Pessoas com autismo possuem déficits como dificuldade na comunicação e interação social, além de padrões de comportamento restritos e repetitivos. É possível observar que várias competências acadêmicas podem ser prejudicadas por tais comportamentos. Nesta proposta, deu-se destaque a alfabetização como uma das competências comprometidas em pessoas com esse diagnóstico, visto o importante papel que a mesma possui na vida do aluno como um todo. No que diz respeito a psicologia, intervenções são utilizadas para auxiliar, em diferentes contextos, indivíduos com diagnóstico de autismo. O Discrete Trial Training (DTT) é uma estratégia de intervenção baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e é cientificamente validada pelos resultados promissores quando aplicada para pessoas com diagnóstico de autismo. Do ponto de vista computacional, sabe-se que as crianças com autismo apresentam interesse e melhores resultados quando estão em contato com a tecnologia. Apesar deste benefício inerente da tecnologia, ainda é um desafio criar tecnologias educacionais adequadas com o propósito de auxiliar na alfabetização de crianças com autismo. Neste contexto, esta proposta de mestrado tem como objetivo desenvolver uma abordagem baseada na tecnologia, DTT e conceitos de gamificação. Fazendo a integração sistemática entre esses três elementos, espera-se que seja possível desenvolver um protótipo que tenha impacto positivo na motivação e na melhora da alfabetização.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Projeto apoiado pela FAPESP auxilia aprendizagem de crianças com autismo pela gamificação 
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (15 total):
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Revista Pará: Unir gamificação e psicologia pode ajudar aprendizagem de criança com autismo (19/Ago/2020)
Jornal da USP online: Unir gamificação e psicologia pode ajudar aprendizagem de criança com autismo (18/Ago/2020)
Mundo e Meio: Projeto apoiado pela Fapesp ajuda aprendizagem de alunos autistas (15/Ago/2020)
Revista D+: Projeto apoiado pela FAPESP auxilia aprendizagem de crianças com autismo pela gamificação (14/Ago/2020)
Apnen Nova Odessa: Projeto une gamificação e psicologia para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (13/Ago/2020)
ADET - Associação dos Deficientes de Tabira: Projeto une gamificação e psicologia para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (13/Ago/2020)
A Tribuna Piracicabana: Projeto une gamificação e psicologia para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (11/Ago/2020)
Jornal Primeira Página: Projeto usa jogos virtuais para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (07/Ago/2020)
Jornal Dia Dia: Projeto une gamificação e psicologia para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (07/Ago/2020)
São Carlos Agora: Projeto da USP São Carlos busca melhorar aprendizagem de crianças com autismo (07/Ago/2020)
ABC do ABC: Projeto une gamificação e psicologia para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (07/Ago/2020)
Jornal Primeira Página online: Projeto usa jogos virtuais para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (07/Ago/2020)
Central das Notícias: Projeto une gamificação e psicologia para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (07/Ago/2020)
USP São Carlos: Projeto une gamificação e psicologia para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (06/Ago/2020)
A Cidade On (São Carlos, SP): Projeto une gamificação e psicologia para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (06/Ago/2020)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, LAIZA RIBEIRO; DA SILVA, ALAN PEDRO; ELIAS, NASSIM CHAMEL; ISOTANI, SEIJI. Computational approaches for literacy of children with autism: a systematic mapping. INTERACTIVE LEARNING ENVIRONMENTS, JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

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