Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade do córtex pré-frontal na modulação do andar em idosos

Processo: 17/23476-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Lilian Teresa Bucken Gobbi
Beneficiário:Vinicius de Belli
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Controle motor   Córtex pré-frontal   Envelhecimento   Idosos   Locomoção   Teste de caminhada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade cortical | Envelhecimento | fNIRS | Velocidade do andar | Controle Motor

Resumo

O comportamento do andar é fortemente influenciado pelo processo de envelhecimento, caracterizado por redução na velocidade do andar e no comprimento do passo e aumento na largura do passo e no tempo de duplo suporte. Estudos têm evidenciado aumento na atividade cortical durante o andar e os córtices pré-motor e pré-frontal são predominantemente responsáveis pelo controle da velocidade do andar. Embora os achados anteriores demonstrem o papel do córtex pré-frontal durante o andar em velocidade usual e rápida, os estudos analisaram o andar em esteira, o que pode ser uma limitação, já que a modulação do andar é guiada externamente e não internamente. Portanto, o objetivo deste estudo é investigar a atividade do córtex pré-frontal na modulação do andar (usual x rápido e no solo) em idosos. Vinte idosos participarão do estudo. Na avaliação do andar, os idosos serão convidados a andar em um circuito oval em duas condições experimentais: (I) andar usual e (II) andar rápido. Um carpete com sensores de pressão será posicionado no circuito para o registro dos parâmetros do andar. O sistema portátil de espectroscopia funcional por infravermelho próximo fará o registro da atividade cortical pré-frontal do participante. As regiões ativadas e os parâmetros do andar serão comparados entre as condições por meio de teste t pareado e a análise de correlação de Pearson será empregada para avaliar a relação entre as mudanças nas regiões ativadas e os parâmetros do andar, por condição.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE BELLI, VINICIUS; ORCIOLI-SILVA, DIEGO; BERETTA, VICTOR SPIANDOR; VITORIO, RODRIGO; ZAMPIER, VINICIUS CAVASSANO; NOBREGA-SOUSA, PRISCILA; DA CONCEIC, NUBIA RIBEIRO; GOBBI, LILIAN TERESA BUCKEN. Prefrontal Cortical Activity During Preferred and Fast Walking in Young and Older Adults: An fNIRS Study. Neuroscience, v. 473, p. 81-89, . (16/21499-1, 17/23476-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.