Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do transportador ZnuCBA na homeostase de zinco em Chromobacterium violaceum

Processo: 18/14737-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:José Freire da Silva Neto
Beneficiário:Waldir Paulo da Silva Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Genética molecular   Genética bacteriana   Fisiologia   Homeostase   Plasticidade fenotípica   Zinco   Chromobacterium violaceum   Virulência

Resumo

O zinco é um metal de transição essencial para a fisiologia bacteriana e de grande importância na relação patógeno hospedeiro. Neste trabalho, pretendemos caracterizar o papel de ZnuCBA, um possível sistema de captação de zinco de alta afinidade presente no genoma da bactéria oportunista de humanos Chromobacterium violaceum. Uma linhagem mutante com deleção dos três genes deste operon será obtida e caracterizada por ensaios fenotípicos em limitação e suficiência de zinco e através de ensaios de virulência em camundongos. Os dados obtidos neste trabalho deverão contribuir para entender como C. violaceum lida com limitação de zinco e se ZnuCBA é importante no estabelecimento da infecção causada por esta bactéria.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, RENATO E. R. S.; DA SILVA JUNIOR, WALDIR P.; HARRISON, SIMONE; SKAAR, ERIC P.; CHAZIN, WALTER J.; DA SILVA NETO, JOSE F. The Zinc Transporter ZnuABC Is Critical for the Virulence of Chromobacterium violaceum and Contributes to Diverse Zinc-Dependent Physiological Processes. Infection and Immunity, v. 89, n. 11 NOV 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.