Busca avançada
Ano de início
Entree

O processo escolar entre italianos e seus descendentes: a escola italiana em São Paulo (fins do século XIX e início do século XX)

Processo: 18/15168-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 23 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 22 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Claudia Panizzolo
Beneficiário:Claudia Panizzolo
Pesquisador Anfitrião: Alberto Barausse
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universita degli Studi del Molise, Itália  
Assunto(s):São Paulo   Escolarização   História da educação   Imigração italiana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:escola étnica italiana | Escolarização | imigração italiana | Livros de leitura | São Paulo | História da Educação

Resumo

No fim do século XIX e no começo do século XX, São Paulo era uma das maiores cidades de imigração do mundo. Os emigrantes saídos da península itálica que adentraram e ocuparam diferentes lugares e espaços em terras paulistanas foram muito lentamente se constituindo como italianos. A pesquisa pretende investigar o processo escolar de imigrantes italianos e descendentes estabelecidos em São Paulo, capital, entre as últimas três décadas do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX. Os limites temporais referem-se ao período marcado, de um lado, pela chegada expressiva de imigrantes vindos da Península Itálica e, de outro, pela criação de escolas. Serão tomadas como fontes os silabários e livros de leitura; os relatórios de professores, inspetores escolares e cônsules; fotografias, plantas baixas, dentre outros. As escolas podem ser pensadas como espaços de constituição da civilidade e da aprendizagem dos saberes elementares do ler, escrever e calcular, e ainda, como constituidoras da italianidade. Compreendê-las requer a reconstrução de como as mesmas foram sendo produzidas no que diz respeito aos discursos pedagógicos e à cultura material. Os discursos pedagógicos integram parte de um processo complexo graças ao qual a sociedade define os problemas educativos e toma as medidas para resolvê-los. Estudar o conceito de cultura material implica compreendê-los a partir das relações sociais de que fazem parte e das diversas manifestações instauradas na vida escolar. As categorias de etnia e civilização sustentam a análise documental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PANIZZOLO, CLAUDIA. Scuole italiane all'estero: a study on reading books circulating in Italian ethnical schools in Brazil (Late 19th and early 20th Century). HISTORY OF EDUCATION & CHILDRENS LITERATURE, v. 14, n. 2, p. 447-466, . (18/15168-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.