Busca avançada
Ano de início
Entree

Oscilações de neutrinos em mais do que quatro dimensões: qual é a sensibilidade do DUNE a dimensões extras grandes?

Processo: 18/19365-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 20 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 19 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Marcelo Moraes Guzzo
Beneficiário:David Vanegas Forero
Supervisor no Exterior: Alexandre Bruno Pereira Sousa
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/01749-6 - Fenomenologia de oscilações de neutrinos: teste do paradigma de três neutrinos, BP.PD
Assunto(s):Dimensões extras

Resumo

O mecanismo de oscilação dos neutrinos é responsável pelas transições de sabores observadas nos detectores de neutrinos, na maioria dos experimentos. No entanto, existem importantes peças faltantes. Para saber se os neutrinos violam a simetria de paridade de carga, para estabelecer a ordem de massa "correta" e para melhorar a precisão dos parâmetros de oscilação, são necessários experimentos futuras. O Deep Underground Neutrino Experiment (DUNE) está sendo projetado para fornecer medições definitivas a esse respeito. Para atingir esses objetivos, o DUNE terá que alcançar um inovador controle dos erros sistemáticos e uma estatísticas muito grande. Levando em conta as capacidades DUNE, eparalelamente ao programa de oscilação padrão, também é relevante investigar qualquerCenário Além do Modelo Padrão BSM impactando as oscilações dos neutrinos. Aqui, o caso de oscilações de neutrinos em dimensões extras grandes é apresentado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALIEIRO GOMES, G.; FORERO, D. V.; GUZZO, M. M.; DE HOLANDA, P. C.; OLIVEIRA, R. L. N. Quantum decoherence effects in neutrino oscillations at DUNE. Physical Review D, v. 100, n. 5 SEP 17 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.