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A pedagogia empreendedora e o projeto jovens empreendedores nas escolas de ensino fundamental na cidade de Marília: uma análise crítica

Processo: 18/13919-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Henrique Tahan Novaes
Beneficiário:Monica Galhego Sampaio
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar básica   Empreendedorismo   Ensino e aprendizagem   Métodos de ensino   Análise de conteúdo   Inquéritos e questionários   Marília (SP)

Resumo

A educação pública nas escolas de ensino fundamental no Brasil tem sofrido com a influência das organizações privadas, utilizando de manobras para interferir diretamente no ensino brasileiro e apoiadas por leis que sustentam essas intervenções, tais organizações acabam por lucrar diretamente, com a venda dos métodos de ensino e do material didático que são vendidos à rede pública de ensino, e utilizam do meio para disseminar sua ideologia. A evidente influência das classes hegemônicas e a imposição da nova pedagogia da hegemonia como estratégias para educar as grandes massas, passa a ser prioridade. O objetivo do presente estudo é identificar e compreender os métodos de ensino e aprendizagem que é utilizado pela educação empreendedora - jovens empreendedores/SEBRAE, nas escolas de ensino fundamental na cidade de Marília, e a forma como esse método é utilizado para induzir as crianças a pensar e agir para o mundo do trabalho. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, onde será desenvolvida através de estudo de caso e análise de conteúdo. Os participantes da pesquisa serão os alunos de 1° a 5° série do ensino fundamental. A coleta de dados será realizada através de observação e questionários abertos aos alunos, professores, coordenação/direção, faremos uso de análise do material utilizado e com o resultado da pesquisa iremos agrupar as informações mais relevantes que possuam a mesma estrutura de pensamento, e argumentação. Compreendemos que os resultados desse estudo poderão contribuir cientificamente para a compreensão dos processos de ensino realizados pela Educação Empreendedora, e para entendermos a que intuito essa ideologia tem sido aplicada às crianças na educação básica visando seu futuro.