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Impacto do treinamento teórico-prático em técnicas de desenvolvimento de habilidades para o diagnóstico do desgaste dentário erosivo

Processo: 18/14004-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Daniela Rios Honório
Beneficiário:Gabriela Carvalho Bueno
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Diagnóstico clínico   Cariologia   Ensino

Resumo

Diferentes filosofias e abordagens pedagógicas têm como objetivo uma maior integração dos alunos em sala de aula e podem resultar em mudanças no conhecimento, habilidade e postura dos mesmos. Nas últimas décadas o desgaste dentário erosivo vem ganhando uma maior atenção devido a sua alta prevalência. No entanto, o seu diagnóstico clínico é difícil e pode passar desapercebido por muitos profissionais, principalmente quando as lesões estão em estágio inicial. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver, implementar e avaliar o treinamento teórico-prático utilizando metodologias ativas no desenvolvimento de habilidades de alunos de graduação para o diagnóstico do desgaste dentário erosivo quando comparado ao método de ensino tradicional assentado em aulas teóricas expositivas. Trata-se de um estudo controlado randomizado envolvendo dois grupos paralelos: grupo controle, com aprendizado baseado apenas em conteúdo teórico (aula teórica de 60 min) e grupo teste, aprendizado a partir de atividade teórico-prática mediada por monitores/tutores (aula teórica de 60 min e uma gincana com imagens e com dentes extraídos). A aula teórica englobará os conceitos atuais de desgaste dentário erosivo, sua etiologia, seu diagnóstico (clínico + anamnese), utilização de índice (BEWE), prevenção e tratamento minimamente invasivo. Para a atividade prática serão selecionadas imagens de casos clínicos e dentes decíduos e permanentes extraídos com ausência e diversos níveis de DDE, as quais serão diagnosticadas pelos alunos de forma interativa com docentes e monitores/tutores. A equipe de monitores/tutores que aplicará a atividade será constituída pelos alunos de pós-graduação (mestrandos/doutorandos). Com o intuito de avaliar a efetividade dos métodos de ensino-aprendizagem ativos, serão utilizadas a avaliação do conhecimento teórico e capacidade de racionalização-contextualização do aluno, avaliação da habilidade prática, avaliação da percepção do aluno quanto à sua expectativa frente à atividade, assim como o seu grau de satisfação diante do conhecimento adquirido e assimilado. Os dados serão submetidos inicialmente ao teste t de Student (número de acertos nas avaliações teóricas), Análise de Variância (questão como um fator de variação), teste qui-quadrado (distribuição de erros em cada grupo). Com relação à avaliação prática, serão calculados parâmetros relacionados à performance (sensibilidade, especificidade, acurácia) e os valores serão comparados entre os grupos (controle x teste) utilizando uma análise multinível. O teste Mann-Whitney será utilizado para analisar a aceitabilidade e percepção dos alunos. O nível de significância a ser adotado será de 5%.