Busca avançada
Ano de início
Entree

Cerâmicas piezofotônicas: produção e caracterização de propriedades físicas

Processo: 18/16609-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Manuel Henrique Lente
Beneficiário:Mayara Cardozo dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento de materiais cerâmicos   Piezoeletricidade   Materiais ferroelétricos   Cerâmica piezoelétrica   Propriedades ópticas

Resumo

Materiais que apresentam a coexistência e um acoplamento entre duas, ou mais, propriedades físicas de interesse tecnológico despertam grande interesse no setor industrial. O acoplamento entre propriedades físicas possibilita a manipulação de uma dada propriedade pelo estímulo direto da outra, propiciando assim condições para inovações tecnológicas. Neste sentido, o fenômeno da piezoeletricidade assume um papel de destaque na possibilidade de se manipular as propriedades ópticas, e entre elas a fotoluminescência através dos efeitos piezoelétricos direto e inverso. Motivados por interesses científicos e tecnológicos, neste projeto de iniciação científica propomos o estudo da síntese, da densificação e análises de propriedades piezoelétricas e ópticas de cerâmicas piezofotônicas a base de (K,Na,Li)(Nb,Cu,Er)O3 (KNN-Er). Com este objetivo, propomos sintetizar pós e maximizar a densificação de cerâmicas de KNN-Er utilizando a técnica convencional de mistura de óxidos e sinterização e reação em estado sólido. Com esta estratégia, pretendemos produzir ao final deste estudo produzir cerâmicas piezofotônicas de KNN-Er com elevadas qualidades estruturais e microestruturais e, principalmente, que apresentem a coexistências e o acoplamento entre as propriedades piezoelétricas e ópticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, M. C.; EIRAS, J. A.; LENTE, M. H. Synthesis and characterization of optical properties of soft and hard Er3+-doped (K Na)NbO3 piezophotonic ceramics. Ferroelectrics, v. 557, n. 1, SI, p. 73-84, MAR 11 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.