Busca avançada
Ano de início
Entree

Chatterbot: uma contribuição ao ensino de teste de software

Processo: 18/16882-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Simone Do Rocio Senger de Souza
Beneficiário:Lucas Fernandes Turci
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de software   Modelos de aprendizagem   Planejamento pedagógico   Linguagem natural   Simulação por computador   Interação usuário-computador   Qualidade de software   Teste e avaliação de software
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chatterbot | Ensino de Teste | Teste de Software | engenharia de software, teste de software

Resumo

Teste de Software é uma atividade reconhecida como não trivial mas essencial para garantia da Qualidade do Software. Ela tem o intuito de revelar a presença de defeitos que estão presentes no software. Apesar de sua relevância, muitos egressos de cursos de Computação se formam e adentram no mercado de trabalho sem saber conduzir a atividade de maneira sistemática. Com base nisso, existe a necessidade de fornecer meios para a capacitação de pessoal em Teste de Software. Mecanismos de apoio ao ensino são considerados alternativas viáveis, porque podem ser utilizados nos contextos acadêmico (educação formal) e industrial (educação continuada). Apesar de existir diversas iniciativas na área, como jogos educacionais e módulos educacionais, existe uma carência de tentativas que buscam adotar mecanismos de apoio inteligente, que podem oferecer tutoria e solucionaras dúvidas de quem estuda o conteúdo. Em contrapartida, algumas subáreas da Computação como Redes de Computadores e Programação já fazem uso de mecanismos como chatterbots para apoiar o ensino de conceitos inerentes ao conteúdo. Os chatterbots são programas que têm capacidade de interagir com o usuário utilizando linguagem natural. Podem oferecer diversos benefícios ao aprendizado dos alunos, apresentando dicas, explicações, exemplos ilustrativos, oferecendo tutoria especializada, disponível sempre que o aluno necessitar. Diante disso, considerando que existem iniciativas sobre o ensino de Teste de Software nos diferentes contextos (acadêmico e industrial), cursos massivos abertos sobre o assunto, e modelos pedagógicos sustentados pelas metodologias de aprendizagem ativa que exigem que o aluno estude preliminarmente o conteúdo teórico, sem apoio do professor, um chatterbot para apoiar o ensino de Teste de Software emerge como um mecanismo de apoio importante e necessário. Desse modo, o objetivo deste projeto de iniciação cientifica é estabelecer um chatterbot para apoiar o ensino de conceito sobre técnicas e critérios de Teste de Software. Para isso, o projeto será baseado no conjunto de evidências sobre desenvolvimento de chatterbots educacionais identificados no projeto de mestrado intitulado "Módulos Educacionais e Chatterbots para Apoiar Abordagens de Flipped Classroom no Ensino de Teste de Software" que é financiado pela FAPESP (2017/10941-8).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)