Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de fontes pontuais de poluição sobre a retenção de nutrientes em riachos tropicais: manipulação experimental da razão estequiométrica de nitrogênio e fósforo

Processo: 18/13171-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Davi Gasparini Fernandes Cunha
Beneficiário:Nícolas Reinaldo Finkler
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Macronutrientes   Nutrientes minerais do solo   Poluição   Nitrogênio   Fósforo   Bioma   Cerrado   Estações de tratamento de água   Tratamento de esgotos sanitários

Resumo

Os ecossistemas aquáticos possuem elevada importância para os seres vivos, devido à oferta dos seus Serviços Ecossistêmicos (SE). As bacias hidrográficas localizadas em áreas urbanas são ambientes únicos com gradientes de perturbações característicos que podem alterar os ciclos biogeoquímicos naturais e consequentemente a oferta desses SE. Lançamentos oriundos de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) são uma das principais fontes do aporte de nitrogênio (N) e fósforo (P) em sistemas aquáticos, gerando implicações em curto e longo prazos na ciclagem de diversos elementos. O objetivo principal dessa pesquisa será avaliar a influência da presença de lançamentos de efluentes de ETEs sobre a retenção de macronutrientes em riachos localizados no bioma Cerrado (SP), utilizando-se da manipulação da razão estequiométrica DIN:SRP (Dissolved Inorganic Nitrogen: Soluble Reactive Phosphorus, ou nitrogênio orgânico dissolvido: fósforo solúvel reativo) em experimentos de adição de nutrientes. Serão avaliadas, além das características físico-químicas e biológicas, as taxas de retenção de nitrato, amônio e fosfato em trechos de quatro riachos sob a influência de ETEs e dois outros riachos nos quais a interferência antrópica é mínima (controles). Serão testadas hipóteses vinculadas ao uso e ocupação do solo e ao papel da razão estequiométrica N:P sobre a retenção ecossistêmica. Esses dados serão associados às estimativas de metabolismo aquático (respiração, produção primária bruta e líquida), variáveis quali-quantitativas da coluna d'água e do substrato bentônico, além de variáveis hidráulicas de cada riacho. Espera-se que as informações geradas contribuam para diferentes áreas do conhecimento (Engenharia, Biologia e Gestão Ambiental), por meio da identificação dos principais fatores intervenientes no papel dos riachos como exportadores ou sumidouros de nutrientes. Pretende-se também fomentar a internacionalização do PPG/SHS, já que o projeto compreende o desenvolvimento de atividades em uma instituição norte-americana, o que permitirá a produção de artigos a serem publicados em periódicos indexados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES CUNHA, DAVI GASPARINI; FINKLER, NICOLAS REINALDO; GOMEZ, NORA; COCHERO, JOAQUIN; DONADELLI, JORGE LUIS; SALTARELLI, WESLEY APARECIDO; CALIJURI, MARIA DO CARMO; POLI MIWA, ADRIANA CRISTINA; TROMBONI, FLAVIA; DODDS, WALTER K.; BOECHAT, IOLA GONCALVES; GUCKER, BJORN; THOMAS, STEVEN A. Agriculture influences ammonium and soluble reactive phosphorus retention in South American headwater streams. ECOHYDROLOGY, v. 13, n. 2 DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.