Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrões de difração de cimentos reparadores de alta plasticidade

Processo: 18/16722-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 10 de janeiro de 2019
Data de Término da vigência: 09 de fevereiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Marina Angélica Marciano da Silva
Beneficiário:Gabriela Fernanda Bombarda
Supervisor: Josette Camilleri
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Birmingham, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:18/06515-6 - Caracterização química e estrutural de cimentos reparadores de alta plasticidade, BP.IC
Assunto(s):Materiais dentários   Teste de materiais   Cimentos endodônticos   Silicato tricálcico   Plasticidade das estruturas   Microscopia eletrônica de varredura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chemical characterization | Endodontics | Materials testing | Endodontia

Resumo

O objetivo do estudo é avaliar a fase, estrutura química e cristalina de cimentos de alta plasticidade (MTA HP, Biodentina, MTA Flow, MTA Flow + 5% ZnO e um cimento experimental de silicato tricálcio) usando difratometria de raios-X (XRD). Cimentos hidratados e não-hidratados serão avaliados. As amostras serão preparadas na Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Para a análise dos cimentos não-hidratados, os pós serão inseridos diretamente no porta-amostras de XRD e compactados. Para a análise dos cimentos hidratados, serão preparados corpos de prova com 15 mm de diâmetro e 2 mm de altura, e mantidos a 37ºC e aproximadamente 95% de umidade relativa por 24 horas para a completa presa. As amostras serão imersas separadamente em HBSS por 28 dias. Após esse período, elas serão secas, dissecadas a vácuo e trituradas em pó fino usando um gral e pistilo. O pó será adaptado no porta-amostras de XRD. O difratômetro (Rigaku, Tóquio, Japão) operará usando radiação Cu K ± a 40 mA e 45 kV e o detector deverá girar entre 15 ° e 45 °, com largura de amostragem de 0,05 ° e velocidade de varredura de 1 ° / min. a 15 revs / min usando o método de Bragg Brentano. A identificação da fase será realizada usando um software de correspondência de pesquisa utilizando o banco de dados ICDD (Centro Internacional de Dados de Difração, Newtown Square, PA, EUA). Os resultados serão descritos de acordo com os padrões de difração apresentados por cada material.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAUTER ESTON PELEPENKO; FLÁVIA SAAVEDRA; THIAGO BESSA MARCONATO ANTUNES; GABRIELA FERNANDA BOMBARDA; BRENDA PAULA FIGUEIREDO DE ALMEIDA GOMES; ALEXANDRE AUGUSTO ZAIA; MARINA ANGÉLICA MARCIANO. Investigation of a modified hydraulic calcium silicate-based material – Bio-C Pulpo. Brazilian Oral Research, v. 35, . (17/05096-7, 18/06515-6, 18/16722-9, 17/18413-0)
PELEPENKO, LAUTER ESTON; SAAVEDRA, FLAVIA; MARCONATO ANTUNES, THIAGO BESSA; BOMBARDA, GABRIELA FERNANDA; FIGUEIREDO DE ALMEIDA GOMES, BRENDA PAULA; ZAIA, ALEXANDRE AUGUSTO; MARCIANO, MARINA ANGELICA. Investigation of a modified hydraulic calcium silicate-based material - Bio-C Pulpo. Brazilian Oral Research, v. 35, . (17/05096-7, 17/18413-0, 18/06515-6, 18/16722-9)