Busca avançada
Ano de início
Entree

Saúde auditiva do escolar: verificação da eficácia de uma ação direcionada para a equipe pedagógica

Processo: 18/14101-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Isabel Ramos Do Amaral
Beneficiário:Mariana Venâncio Silveira Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Avaliação fonoaudiológica   Linguagem oral   Processamento auditivo   Práticas pedagógicas   Escolas

Resumo

Introdução: A audição é um requisito fundamental para a aquisição e desenvolvimento normal da linguagem oral. A escola é um dos principais ambientes comunicativos das crianças, sendo um importante local para o encontro entre saúde e educação. Assim, a atuação fonoaudiológica no ambiente escolar pode estar voltada para a orientação e capacitação de educadores, e sua formação em agentes multiplicadores de ações promotoras da saúde. Objetivo: Verificar a eficácia de uma ação direcionada para a equipe pedagógica de uma escola da rede pública de ensino, de caráter expositivo-dialogada na temática do processamento auditivo. Materiais e Métodos: estudo de intervenção, descritivo e de caráter longitudinal. Todo o corpo pedagógico da escola parceira do projeto será convidado a participar da pesquisa. A ação consistirá de uma palestra intitulada "O Processamento Auditivo Central: Roda de conversa com a equipe pedagógica". Para que seja possível verificar a eficácia desta ação, os participantes responderão a um questionário estruturado, aplicado em três momentos distintos: "Questionário"baseline"- prévio à atividade (Q0); "Questionário imediatamente após a ação" (Q1)" e "Questionário de follow up"(Q2), este último aplicado após de 3 meses decorrentes da data da ação. Os resultados serão analisados estatisticamente por profissional da área e dispostos em tabelas e gráficos comparativos em relação aos momentos de aplicação do questionário. Espera-se que os dados possam contribuir para um maior conhecimento acerca do processo de construção do conhecimento da equipe pedagógica sobre aspectos relacionados ao PAC, bem como direcionar ações efetivas entre saúde e educação.