Busca avançada
Ano de início
Entree

O humor como um recurso didático no ensino-aprendizagem de língua espanhola para a terceira idade

Processo: 18/05294-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Denise Maria Margonari
Beneficiário:Luana Aparecida Etelvina de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino de língua estrangeira   Língua espanhola   Humor   Idosos   Análise qualitativa

Resumo

O ensino de língua estrangeira para a terceira idade é um tema muito discutido na atualidade, afinal, este público vem crescendo constantemente. Acreditava-se que para aprender uma língua estrangeira, era necessário aprender quando se é criança, pois, o cérebro ainda não estava totalmente formado. Com o passar dos anos e com a realização de diversos estudos nesta área, pode-se constatar que nosso cérebro tem uma característica importante: a plasticidade, ou seja, ele está em constante transformação. Para eles, a aquisição de um novo idioma, vai muito além de uma superação pessoal, faz parte da qualidade de vida, portanto, utilizando-se da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI - UNESP Araraquara), do humor e da língua espanhola, buscamos pesquisar, entender e encontrar formas e recursos que os mantenham motivados, tornando assim, o processo de aprendizagem mais prazeroso e fácil de ser assimilado. A partir desta pesquisa, queremos constatar se o ensino-aprendizagem de língua espanhola se torna mais fácil com a utilização do humor. Para sua realização, vamos utilizar duas turmas de língua espanhola da UNATI. Nas duas turmas, iremos utilizar a abordagem comunicativa e as tiras da personagem Mafalda. A análise dos resultados será feita de forma qualitativa caracterizada como um estudo qualitativo-descritivo em que se procurou evidenciar o papel do humor como um recurso didático facilitador do processo de ensino-aprendizagem, analisando-se os resultados da sua aplicação pela professora de espanhol que leciona o curso.