Bolsa 18/06521-6 - Educação matemática, Aritmética - BV FAPESP
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A aritmética na Escola Normal de São Paulo: processos de elaboração de um saber profissional, 1920-1950

Processo: 18/06521-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Wagner Rodrigues Valente
Beneficiário:Jefferson dos Santos Ferreira
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/15751-2 - A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990, AP.TEM
Assunto(s):Educação matemática   Aritmética   Escola normal   Formação de professores   História da educação   São Paulo   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aritmética | curso primário de aritmética | educação matemática | Escola Normal de São Paulo | formação de professores | História da Educação Matemática | Educação Matemática

Resumo

Este projeto de pesquisa de doutorado integra um projeto de maior envergadura intitulado A Matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990 - projeto temático FAPESP - que tem por objetivo investigar em perspectiva histórica a constituição do saber profissional do professor que ensina Matemática. Desse modo, visando contribuir com o projeto temático, é tratada a problemática específica da formação de professores na Escola Normal de São Paulo, entre as décadas de 1920 e 1950, assumindo-se por hipótese que essa instituição, em sua tarefa de formar professores, elabora saberes para essa formação, em termos de suas escolhas teóricas de referência e apropriação delas. Tendo em conta a organização das disciplinas de formação, atentamos especificamente para as rubricas que, nesse período da pesquisa, envolvam o ensino de aritmética. O estudo compartilha do referencial teórico-metodológico presente no projeto temático: estudos da história cultural (CHARTIER) e perspectivas de análise sócio-históricas do saber profissional dos professores (HOFSTETTER; SCHNEUWLY). Como fontes de pesquisa serão utilizadas as diretivas oficiais do estado de São Paulo, além de programas de ensino, ementas de disciplinas de formação de professores, dentre outros documentos que ajudem a analisar a constituição de uma aritmética para formar o professor primário. (AU)

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