Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulação numérica da ilha de calor urbana em São Paulo

Processo: 18/16478-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Flávia Noronha Dutra Ribeiro
Beneficiário:Arissa Sary Umezaki
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/20148-3 - Determinação do abatimento de calor antropogênico e da emissão de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa para diferentes cenários de planejamento do transporte urbano, AP.PFPMCG.R
Assunto(s):Análise de cenários   Modelos matemáticos   Ilhas de calor   São Paulo (SP)

Resumo

A ilha de calor urbana é um fenômeno importante na circulação atmosférica da cidade de São Paulo e pode ser intensificada com o aquecimento global. Como não há uma rede de monitoramento em São Paulo capaz de diagnosticar detalhes desse fenômeno, uma alternativa viável é a utilização de modelos numéricos atmosféricos. Esses modelos são capazes de prognosticar a temperatura do ar para diferentes superfícies (com diferentes usos e ocupações do solo). No entanto, esses modelos são complexos e exigem um certo nível de conhecimento. O modelo WRF (Weather Research and Forecast) é um dos mais utilizados atualmente, tanto para previsão do tempo quanto para pesquisas científicas de ponta. Ele possui um módulo para tratamento de superfícies urbanas, o que o torna apto para a investigação da ilha de calor. Dessa forma, o objetivo desse plano é treinar o bolsista para realizar diversas simulações atmosféricas. Como resultado espera-se a determinação da intensidade da ilha de calor urbana em diversos momentos, passados e futuros.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
UMEZAKI, ARISSA SARY; DUTRA RIBEIRO, FLAVIA NORONHA; SOARES, JACYRA. Numerical characterization of spatial and temporal evolution of summer urban heat island intensity in S?o Paulo, Brazil. URBAN CLIMATE, v. 32, JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.