A apreensão sensível da paisagem de Goethe aos naturalistas estrangeiros
Reaprendendo a olhar a paisagem: educação ambiental através da arte (a experiência...
Processo: | 18/19708-7 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de junho de 2019 |
Data de Término da vigência: | 31 de maio de 2020 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia |
Pesquisador responsável: | Marco Aurélio Werle |
Beneficiário: | Damião Esdras Araujo Arraes |
Supervisor: | Michael Gamper |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Instituição Anfitriã: | Freie Universität Berlin, Alemanha |
Vinculado à bolsa: | 17/12296-2 - A apreensão sensível da paisagem de Goethe aos naturalistas estrangeiros, BP.PD |
Assunto(s): | Natureza Paisagem Literatura |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Época de Goethe | estética | Jardim | Literatura | natureza | paisagem | Estética |
Resumo Esse projeto de pós-doutorado busca compreender a ideia de natureza, paisagem e jardim que circulava no universo filosófico, literário e pictórico da Alemanha na época de Goethe (1749-1832). Com foco nas obras de Johann Wolfgang von Goethe, Alexander von Humboldt, Carl Gustav Carus, Friedrich Schiller e August Schlegel, pretende-se estudar as articulações entre o ornamento e a ordem da natureza e sua repercussão na elaboração de pinturas de paisagens e criação de jardins. Com efeito, os escritos de Goethe e Humboldt são pródigos em abordar aquelas categorias segundo a sensibilidade e a empiria. Ambos expressam a paisagem e o jardim como "quadros da natureza", isto é, uma forma viva que comunica em sua composição o diálogo harmonioso entre a subjetividade e a objetividade do homem. Por sua vez, Schiller e Carus perceberam o domínio da ideia sobre as experiências visuais, empíricas. Já Schlegel relacionou a jardinagem à pintura, ao domínio estético da visão e ao embelezamento da natureza que nos circunda. Como metodologia, a pesquisa procura desenvolver um discurso filosófico-literário da paisagem e do jardim circunscrito na conjugação da arte com ciência. (AU) | |
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