Busca avançada
Ano de início
Entree

O impacto do consumo de carne vermelha e/ou processada na saúde humana: revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados

Processo: 18/11205-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 13 de julho de 2018
Vigência (Término): 19 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Dietética
Pesquisador responsável:Regina Paolucci El Dib
Beneficiário:Regina Paolucci El Dib
Anfitrião: Bradley Clark Johnston
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Dalhousie University, Canadá  
Assunto(s):Medicina baseada em evidências   Carne vermelha   Neoplasias   Doenças cardiovasculares

Resumo

Tem sido relatado que a carne vermelha e a carne processada (i.e., preservada por cura, salga ou adição de conservantes) está associada a desfechos ruins na saúde, especialmente relacionada ao aumento das taxas de doenças cardíacas e ao câncer. Uma avaliação sistemática e estruturada das evidências existentes, incluindo avaliação do risco de viés dos ensaios clínicos randomizados (ECRs), bem como verificar a certeza das evidências é necessária para esclarecer a ligação entre o consumo de carne vermelha e carne processada e os desfechos relevantes relacionados à saúde. O projeto de pesquisa será realizado no Canadá, conduzido com a equipe internacional que desenvolve recomendações confiáveis em nutrição - a NutriRECS (http://nutrirecs.com), localizada no Departamento de Saúde Comunitária e Epidemiologia, da Universidade de Dalhousie, Nova Escócia, Canadá. Será realizada uma revisão sistemática de ECRs. As seguintes bases de dados serão pesquisadas: PubMed, CENTRAL, EMBASE, Web of Science, CINAHL e ProQuest. Usaremos a abordagem do GRADE para classificar a certeza das evidências para cada desfecho clínico. Além disso, os resultados dessa revisão sistemática contribuirão para o delineamento do projeto em sequência - também realizaremos estágio de capacitação na universidade de destino para realizar estudo transversal sobre as preferências e valores dos consumidores de carne vermelha e/ou processada a ser conduzido em alguns países como Canadá, Espanha, Polônia, Noruega, e Finlândia, e no Brasil, por nós. Este trabalho faz parte do conjunto de diretrizes clínicas que serão enviadas para revisão por pares para a revista Annals of Internal Medicine e as recomendações estarão disponíveis por meio de publicação em acesso aberto.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOHNSTON, BRADLEY C.; ZERAATKAR, DENA; HAN, MI AH; VERNOOIJ, ROBIN W. M.; VALLI, CLAUDIA; EL DIB, REGINA; MARSHALL, CATHERINE; STOVER, PATRICK J.; FAIRWEATHER-TAITT, SUSAN; WOJCIK, GRZEGORZ; BHATIA, FAIZ; DE SOUZA, RUSSELL; BROTONS, CARLOS; MEERPOHL, JOERG J.; PATEL, CHIRAG J.; DJULBEGOVIC, BENJAMIN; ALONSO-COELLO, PABLO; BALA, MALGORZATA M.; GUYATT, GORDON H. Unprocessed Red Meat and Processed Meat Consumption: Dietary Guideline Recommendations From the Nutritional Recommendations (NutriRECS) Consortium. Annals of Internal Medicine, v. 171, n. 10, p. 756+, NOV 19 2019. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.