Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento físico-químico de sistemas compostos por óleo essencial modelo de alecrim, etanol e água, a 25 °c

Processo: 18/18919-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Christianne Elisabete da Costa Rodrigues
Beneficiário:Camila Panzarin
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Óleos essenciais   Etanol   Equilíbrio líquido-líquido   Extração líquido-líquido   Rosmarinus officinalis   Propriedades físicas   Processos físico-químicos

Resumo

Óleos essenciais (OEs) são produtos de origem vegetal compostos basicamente por componentes de alta volatilidade, os quais são classificados entre hidrocarbonetos terpênicos (HT) e compostos oxigenados (CO). Os HT são altamente reativos e muito susceptíveis a reações de degradação quando expostos ao ar, luz e temperaturas elevadas, sendo responsáveis pela geração de compostos de aroma e sabor desagradáveis, os quais prejudicam a qualidade do OE. Em contrapartida, os CO são apontados como os principais responsáveis pelo aroma característico e estabilidade do OE. Com o intuito de aumentar a composição dos OEs em CO, são empregados processos de fracionamento, dentre os quais, a extração utilizando misturas de etanol e água como solventes se destaca por apresentar menor custo em relação ao processo tradicional de destilação, além de poder ser conduzida sob condição ambiente de temperatura e pressão, evitando degradação dos compostos termossensíveis. O comportamento físico das fases presentes no sistema influencia não somente o processo de transferência de massa, mas também a etapa de coalescência de gotas e respectiva separação de fases em equipamentos de extração. Dentre as propriedades relevantes podem ser citadas massa específica, viscosidade e tensão interfacial. O OE extraído de folhas de alecrim (Rosmarinus officinalis) é um importante conservante em alimentos e comumente utilizado em tratamentos terapêuticos, devido à suas características antioxidantes e antimicrobiana. Os principais componentes encontrados no OE de alecrim são ±-pineno (HT), eucalipol e cânfora (CO). Este projeto de iniciação científica tem como objetivo determinar dados experimentais de equilíbrio líquido-líquido e de propriedades físicas das fases constituídas em sistemas compostos por OE modelo de alecrim e solvente (etanol e água) a 25 °C, sob pressão atmosférica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, DANIEL; PANZARIN, CAMILA; GONCALVES, CINTIA BERNARDO; DA COSTA RODRIGUES, CHRISTIANNE ELISABETE. Liquid-liquid equilibrium of rosemary model essential oil (alpha-pinene plus eucalyptol plus camphor) and solvent (ethanol plus water) at room conditions. Fluid Phase Equilibria, v. 521, . (18/13207-6, 14/21252-0, 17/20840-4, 18/21558-3, 18/18919-4, 16/10636-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.