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Investigação numérica do ruído gerado por trens de pouso

Processo: 18/11835-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:William Roberto Wolf
Beneficiário:Tulio Rodarte Ricciardi
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):19/20437-0 - Estratégias de controle de escoamento via análise resolvente com aplicações em ruído de Airframe, BE.EP.DR
Assunto(s):Aeroacústica   Turbulência   Simulação numérica   Trens de pouso   Aeronaves

Resumo

O ruído gerado por aeronaves é considerado um dos problemas mais importantes da aviação em relação ao impacto ambiental. Os esforços para a redução de ruído em aeronaves comerciais são de suma importância, uma vez que as regulamentações se vem se tornando cada vez mais rigorosas para limitar os níveis de ruído. Nas últimas décadas, uma redução significativa do ruído propulsivo foi alcançada devido aos projetos de motores mais eficientes e silenciosos. Assim, o ruído da estrutura, associado ao escoamento turbulento ao redor da aeronave, tornou-se uma fonte significativa de ruído, especialmente nas configurações de aterrissagem. A redução do ruído da estrutura é uma tarefa complexa, pois a geração é intrinsecamente relacionada à aerodinâmica e estrutura da aeronave, de tal forma que alterações nos sistemas de alta sustentação ou nos trens de pouso podem impor severas penalidades aerodinâmicas e estruturais. Dessa forma, melhorar as técnicas de previsão da geração e propagação de ruído em aeronaves é um tópico fundamental na pesquisa em aeroacústica. Neste trabalho, nos concentramos em simulações numéricas de alta fidelidade de escoamentos turbulentos ao redor de trens de pouso frontal. Um importante tópico de pesquisa neste assunto é a avaliação de fontes de ruído através de técnicas avançadas de pós-processamento e decomposição modal. Com o conhecimento do fenômeno de geração de ruído em geometrias complexas, é possível desenvolver técnicas para reduzí-lo. Durante este estudo, pretendemos desenvolver e aplicar técnicas numéricas para as melhores práticas em termos de avaliação de ruído de trens de pouso. Sendo assim, iremos investigar diversos aspectos relacionados à simulação numérica de alta fidelidade, técnicas de identificação de fontes de ruído em escoamentos turbulentos e metodologias de predição aeroacústica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RICCIARDI, TULIO R.; ARIAS-RAMIREZ, WALTER; WOLF, WILLIAM R. On secondary tones arising in trailing-edge noise at moderate Reynolds numbers. EUROPEAN JOURNAL OF MECHANICS B-FLUIDS, v. 79, p. 54-66, JAN-FEB 2020. Citações Web of Science: 0.

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