Busca avançada
Ano de início
Entree

Novo biomaterial composto por celulose bacteriana produzida por Gluconacetobacer xylinus e nanopartícula de prata

Processo: 18/18240-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica de Processos e Sistemas
Pesquisador responsável:Angela Mitie Otta Kinoshita
Beneficiário:Fernanda Navas Reis
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Radiação ionizante   Radiação gama   Irradiação   Nanopartículas   Celulose bacteriana

Resumo

Um biomaterial que vem sendo estudado para compor biomateriais é a celulose bacteriana (CB). A CB é obtida principalmente de culturas de bactérias Gram-negativas como Acetobacter xylinum (Gluconacetobacter xylinus). Apresenta alto módulo de elasticidade e de tensão, além da alta cristalinidade devido às nanofibras em rede tridimensional, presentes na sua estrutura. O tempo de degradação do biomaterial no organismo onde foi implantado deve ser compatível com sua função, ou seja, não pode ocorrer degradação adiantada ou que o material fique por muito tempo no organismo mesmo depois da completa regeneração do tecido. No caso da CB, o tempo de degradação é bastante longo, de modo que a redução deste é de grande importância para algumas aplicações. Desta forma, neste projeto, a irradiação da CB com radiação gama, em diferentes doses, será usada como método para se obter uma degradação mais rápida deste. Adicionalmente, nanopartículas de Prata (AgNP), serão impregnadas no biomaterial, com o intuído de agregar atividade antimicrobiana a este, bem como otimizar o efeito da radiação ionizante, pelo aumento da seção de choque, formando um novo Biomaterial com propriedade antimicrobiana e menor tempo de degradação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUZALAF, MARILIA AFONSO RABELO; ORTIZ, ADRIANA DE CASSIA; CARVALHO, THAMYRIS SOUZA; FIDELES, SIMONE ORTIZ MOURA; ARAUJO, TAMARA TEODORO; MORAES, SAMANTA MASCARENHAS; BUZALAF, NATHALIA RABELO; REIS, FERNANDA NAVAS. Saliva as a diagnostic tool for dental caries, periodontal disease and cancer: is there a need for more biomarkers?. EXPERT REVIEW OF MOLECULAR DIAGNOSTICS, v. 20, n. 5 MAR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.