Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da obesidade nas condições sistêmica e periodontal de pacientes atendidas no 3º trimestre gestacional e após o nascimento do bebê

Processo: 18/13990-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Silvia Helena de Carvalho Sales Peres
Beneficiário:Alana Luiza Trenhago Missio
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Antropometria   Periodontite   Gravidez   Obesidade   Análise de variância

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar o impacto da obesidade pré-gestacional nas condições sistêmica e periodontal durante o 3º trimestre de gestação e após o parto, assim como nos parâmetros antropométricos do bebê ao nascer. A amostra será constituída por 60 pacientes que serão divididas em gestantes com obesidade pré-gestacional (G1=30) e com peso adequado (G2=30), as quais serão avaliadas no 3º trimestre da gestação (T1) e após o parto (T2). As variáveis analisadas serão: a) variáveis antropométricas - T1 (peso e IMC) e T2 (peso, IMC, relação cintura-quadril); b) nível de escolaridade, renda familiar mensal e comprometimentos sistêmicos (diabetes mellitus, hipertensão arterial e anemia); c) hábitos de higiene bucal (frequência diária de escovação dentária e do uso do fio dental); d) condição periodontal (periodontite e gengivite); e) dados do bebê ao nascer (semana de nascimento, peso e estatura ao nascer). Os testes de Kolmogorov-Smirnov e Bartlett serão aplicados para verificar a normalidade e homocedasticidade das variáveis quantitativas. Se houver normalidade, o teste t e a análise de variância de medidas repetidas serão aplicados para análise entre grupos e entre períodos, respectivamente. Para as variáveis quantitativas sem distribuição normal e qualitativas ordinais, Mann-Whitney e Friedman serão aplicados para análise entre grupos e entre períodos, respectivamente. Para as variáveis qualitativas nominais será aplicado o teste de qui-quadrado e Q de Cochran para análise entre grupos e entre períodos, respectivamente. Após a análise bivariada, a fim de encontrar a relação das variáveis com o desfecho (0=sem periodontite; 1= com periodontite), as variáveis independentes que mostrarem P<0,2 serão inseridas no modelo de regressão logística. O nível de significância adotado será de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JESUINO, BRUNO GUALTIERI; FORATORI-JUNIOR, GERSON APARECIDO; MISSIO, ALANA LUIZA TRENHAGO; MASCOLI, LEONARDO SILVA; SALES-PERES, SILVIA HELENA DE CARVALHO. Periodontal status of women with excessive gestational weight gain and the association with their newborns' health. INTERNATIONAL DENTAL JOURNAL, v. 70, n. 5 JUN 2020. Citações Web of Science: 0.
CARACHO, RAFAELA APARECIDA; FORATORI-JUNIOR, GERSON APARECIDO; FUSCO, NATHALIA DOS SANTOS; JESUINO, BRUNO GUALTIERI; MISSIO, ALANA LUIZA TRENHAGO; SALES-PERES, SILVIA HELENA DE CARVALHO. Systemic conditions and oral health-related quality of life of pregnant women of normal weight and who are overweight. INTERNATIONAL DENTAL JOURNAL, v. 70, n. 4 FEB 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.