Busca avançada
Ano de início
Entree

Os estudantes e as lutas sociais pela educação durante os governos petistas (2007-2014)

Processo: 18/08456-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Davisson Charles Cangussu de Souza
Beneficiário:Gisele Maria da Costa Vilalta
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Política (ciências sociais)   Educação no Brasil   Movimento estudantil   Movimentos sociais   Participação da comunidade   Participação social   Estudantes   Governo Lula (2003–2010)

Resumo

A pesquisa se propõe a analisar as lutas sociais em torno da educação no Brasil no período de 2007 a 2014, que abarca o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro mandato da administração de Dilma Rousseff. O ponto de partida é a expressiva participação dos estudantes enquanto principais sujeitos das lutas sociais pela educação, em um contexto no qual esta passa por importantes transformações estruturais. Pretende-se compreender porque durante os governos petistas, e mais especificamente no período explicitado, a educação assume um lugar de destaque nas lutas sociais, uma vez que as reivindicações estudantis foram intensificadas nas universidades a partir do ano de 2007.