Busca avançada
Ano de início
Entree

Gerenciamento de energia em microrredes considerando a implementação de controle de tensão e reativos

Processo: 18/06451-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Antonio Padilha Feltrin
Beneficiário:Darwin Alexis Quijano Rodezno
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/21972-6 - Otimização do planejamento e da operação de sistemas de transmissão e de distribuição de energia elétrica, AP.TEM
Assunto(s):Distribuição de energia elétrica

Resumo

O gerenciamento de energia nas microrredes realizado através do agendamento e despacho das diferentes fontes de energia distribuídas (FED) e categorias de cargas interligadas dentro de seus limites. Neste projeto de pesquisa, propõe-se incluir o procedimento que consiste em reduzir os níveis de tensão com que as cargas são alimentadas para reduzir seu consumo, chamado de Conservation Voltage Reduction (CVR), dentro dos esquemas para o gerenciamento de energia nas microrredes. O objetivo principal da proposta é investigar a interação de CVR com os outros esquemas de gerenciamento de energia quando se procura a operação eficiente, autônoma e econômica das microrredes. Alguns dos esquemas a serem investigados incluem agendamento e controle da operação de sistemas de armazenamento de energia e veículos elétricos, agendamento e iniciação de ações de resposta à demanda para cargas responsivas, e agendamento e variação da potência de saída das unidades de geração distribuída (GD) controláveis. Além disso, será considerada presença de GD baseada em fontes de energia renováveis, por exemplo, sistemas de geração de turbina eólica e sistemas solares fotovoltaicos. A coordenação da operação de todos os componentes das microrredes será realizada através de algoritmos de otimização desenhados para o controle centralizado desde o centro de controle da microrrede. Estes algoritmos serão desenvolvidos para determinar o plano de operação dos componentes das microrredes com base nos objetivos das estratégias propostas, os quais serão representativos das necessidades do sistema, por exemplo, regulação de tensão, balanço de geração e demanda, estabilidade de tensão e frequência, redução de perdas, gerenciamento de congestionamentos e minimização dos custos de operação. Estratégias serão propostas para as diferentes fases de operação das microrredes (i.e., planejamento da operação e operação em tempo real), considerando diferentes combinações de tecnologias. O desempenho das estratégias será avaliado comparando os resultados de diferentes estudos de caso e, quando for possível, os resultados obtidos serão comparados com os resultados de trabalhos semelhantes divulgados na literatura especializada.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
QUIJANO, DARWIN A.; PADILHA-FELTRIN, ANTONIO. Optimal integration of distributed generation and conservation voltage reduction in active distribution networks. INTERNATIONAL JOURNAL OF ELECTRICAL POWER & ENERGY SYSTEMS, v. 113, p. 197-207, DEC 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.