Busca avançada
Ano de início
Entree

O tema da crise e salvação da cidade em Aristófanes e Eurípides

Processo: 18/17414-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:Christian Werner
Beneficiário:Félix Jácome Neto
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/07542-0 - Espaço doméstico e espaço cívico em Aristófanes e Eurípides, BE.EP.PD
Assunto(s):Comédia   Tragédia (literatura)   Estudo comparativo

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe um estudo comparativo acerca do tratamento do tema da crise e salvação da cidade em Eurípides e Aristófanes. Serão analisadas, especificamente, duas problemáticas ligadas a este assunto: a relação entre o demos e seus líderes em Suplicantes e Heraclidas de Eurípides e Cavaleiros de Aristófanes; o papel de Dioniso como um elemento potencialmente benéfico para a salvação da cidade em Bacantes de Eurípides e Rãs de Aristófanes. Enquanto estes dramas são estudados com frequência, há relativamente poucos trabalhos que comparem tragédia e comédia gregas em torno de um mesmo eixo temático: os estudos acerca das cidades dramáticas, por exemplo, tendem a se concentrar na tragédia ou na comédia. Assim, esta pesquisa contribui para este debate por propor uma abordagem comparativa entre os gêneros trágico e cômico, que pode avançar nossa compreensão tanto da interação entre esses gêneros teatrais na Grécia antiga quanto da crise e salvação das cidades dramáticas. Este projeto objetiva, ainda, contribuir para a elaboração de uma metodologia de análise das cenas de crise e salvação na comédia aristofânica e na tragédia euripidiana, assim como explorar como estes poetas participaram na criação do discurso acerca da pólis e da cidade democrática nas últimas décadas do século V a.C.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FÉLIX JÁCOME NETO. A recusa da interação: um ensaio historiográfico sobre etnocentrismo e racismo na Grécia Antiga. Revista Brasileira de História, v. 40, n. 84, p. 21-41, Ago. 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.