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Precocidade, superdotação e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: identificação de indicadores na concepção dos genitores

Processo: 18/01362-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Miguel Claudio Moriel Chacon
Beneficiário:Clarissa Maria Marques Ogeda
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Educação para superdotados   Educação inclusiva   Superdotados   Habilidades sociais

Resumo

Os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação fazem parte do público-alvo da Educação Especial e, segundo a legislação, têm direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), desde que registrados no Censo Escolar. Existe outro fenômeno inserido dentro das escolas, que possui alguns indicadores que são comuns aos estudantes com comportamento superdotado, o que pode ocasionar graves erros de diagnóstico. Tal fenômeno, em particular, ocupa papel de destaque nas falas dos professores, e é denominado Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H). Ele não se insere nas especificidades definidas na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008) como público-alvo da Educação Especial, o que desobriga o oferecimento de AEE para tal alunato. Diante desse contexto, tem-se como objetivo investigar como pais e mães de estudantes identificados como precoces, superdotados ou TDA/H concebem seus filhos, levantar as características mais observadas e realizar uma identificação inicial de possíveis casos de dupla excepcionalidade. Essa, se caracteriza como uma pesquisa de caráter exploratório, do tipo estudo de caso coletivo. Para atingir os objetivos serão utilizados cinco instrumentos, a saber: anamnese, entrevista semiestruturada, MTA-SNAP IV, Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais e Checklist de Características Associadas à Superdotação. Esses instrumentos serão aplicados em três grupos constituídos por genitores de estudantes matriculados na rede regular de ensino, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os dados serão posteriormente tabulados, analisados e dialogados com a literatura pré-existente. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OGEDA, Clarissa Maria Marques. Superdotação e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: um estudo de indicadores e habilidades sociais. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.

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