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Estudo conceitual de um motor avançado a etanol PSA/FAPESP

Processo: 18/20394-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:Waldyr Luiz Ribeiro Gallo
Beneficiário:Fazal Um Min Allah
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Motores de combustão interna

Resumo

O Governo Brasileiro incentivou o uso de etanol como combustível durante a crise do petróleo nos anos 1970 para alcançar melhores segurança e independência energéticas. Logo em seguida, o domínio do etanol como combustível foi minimizado devido à queda no preço do petróleo. Entretanto, o Brasil desenvolveu e manteve a infraestrutura para produção, distribuição e uso do etanol. Um modelo de simulação fenomenológico será utilizado para executar as simulações do motor. Os objetivos do projeto podem ser resumidos nas seguintes atividades:a) Investigações dos efeitos do etanol no desempenho de um motor de ignição por centelha downsized utilizando a estratégia do ciclo Miller.b) Determinação das perdas exergéticas para um motor de ignição por centelha com injeção direta e super-alimentado.c) Os efeitos do EGR e etanol na eficiência de segunda lei para um motor super-alimentado.d) Investigações dos efeitos de diferentes parâmertos operacionais na variabilidade ciclo-a-ciclo para o motor de ignição por centelha flexfuel.e) Efeitos do EGR e super-alimentação na variabilidade cíclica também serão avaliados.f) Indentificar a instrumentação necessária para o Laboratório de Pesquisa em Motores: propriedades físicas a serem medidas (pressão, temperatura, vazão mássica, rotação, torque, sincronazação de encoder, etc). Definir as características dos instrumentos e possíveis fornecedores do equipamento.g) Supervisionar estudantes de graduação (Iniciação científica) em suas atividades no Laboratório Didático de Motores e com o software GT-Power.