Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenho de novos reagentes de iodo hipervalente com base em estudos teóricos de elevada acurácia

Processo: 18/13673-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Francisco Bolivar Correto Machado
Beneficiário:Vytor Pinheiro Oliveira
Instituição-sede: Divisão de Ciências Fundamentais (IEF). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Química teórica   Ligação química   Iodo   Teoria do funcional da densidade

Resumo

Compostos de iodo hipervalente têm recebido cada vez mais atenção da comunidade científica devido a sua versatilidade como oxidante e, mais recentemente, como reagentes para reações de transferência de pequenos grupos funcionais como trifluorometil e etinil. O iodo hipervalente possui reatividade e seletividade comparáveis à dos metais de transição com a vantagem de ser menos tóxico, mais barato e mais fácil de se obter. Apesar dessas vantagens, ainda há poucos estudos mecanísticos, e limitadas investigações que tentem elucidar as relações entre a estrutura eletrônica dos reagentes de iodo hipervalente com sua reatividade. Por isso, o presente projeto visa realizar um estudo detalhado da estrutura eletrônica e do mecanismo de reação de compostos de iodo hipervalente utilizando ferramentas computacionais inovadoras. Entre essas ferramentas destacam-se: i) modos locais de vibração - capazes de fornecer a força intrínseca de uma ligação química e ii) a abordagem unificada do vale de reações URVA (Unified Reaction Valley Approach) - capaz de elucidar as principais mudanças que ocorrem na estrutura eletrônica dos reagentes durante as várias fases de uma reação química e o custo energético associado a estas fases. Ao final desse projeto, um novo parâmetro para prever a reatividade de compostos de iodo hipervalente será proposto e novos compostos serão sugeridos. Assim, esperamos que este projeto tenha um grande impacto no desenvolvimento de melhores e mais versáteis reagentes de iodo hipervalente.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, VYTOR P.; KRAKA, ELFI; MACHADO, FRANCISCO B. C. Pushing 3c-4e Bonds to the Limit: A Coupled Cluster Study of Stepwise Fluorination of First-Row Atoms. Inorganic Chemistry, v. 58, n. 21, p. 14777-14789, NOV 4 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.