Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de somas de normais truncadas para obtenção das propriedades do gráfico de controle ATTRIVAR

Processo: 18/07147-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Antonio Fernando Branco Costa
Beneficiário:Felipe Domingues Simões
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Controle da qualidade

Resumo

A amostragem em duas etapas, por atributos na primeira e por variáveis na segunda, tem sido o foco da pesquisa de artigos recentes da área de monitoramento de processos. Com a amostragem em dois estágios, os itens da amostra são primeiro submetidos a um teste do tipo "passa-não-passa", sendo, portanto, aprovados ou reprovados; se o número de itens reprovados exceder a uma quantidade especificada, todos os itens da amostra são novamente avaliados, mas agora por meio da mensuração da dimensão X, que no teste do tipo "passa-não-passa", os classificaram dicotomicamente como aprovados ou rejeitados. Os gráficos de controle que utilizam este tipo de amostragem são chamados de gráficos de controle ATTRIVAR - "Attribute plus variable". A decisão de intervir no processo é tomada com base no valor de , média das observações de X, que se supõe seguirem uma distribuição normal. Portanto, o processo será submetido a ajustes se, e somente se, a amostragem não se encerrar no primeiro estágio e, no segundo estágio, o valor de superar o limite superior de controle do gráfico ou for superado pelo seu limite inferior. Com a classificação dicotômica, passa a ser função de uma soma de normais truncada, dificultando assim o cálculo da probabilidade de um valor de cair fora dos limites de controle. O risco alfa e o poder do gráfico de - ATTRIVAR só são obtidos por meio de integrações numéricas que, com o aumento do tamanho das amostras, se tornam cada vez mais complexas. A motivação pelo tema desta dissertação está na importância dos gráficos de controle ATTRIVAR e na inexistência de um recurso computacional para o cálculo de probabilidades envolvendo soma de normais truncadas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMOES, FELIPE DOMINGUES; BRANCO COSTA, ANTONIO FERNANDO; GUERREIRO MACHADO, MARCELA APARECIDA. The Trinomial ATTRIVAR control chart. INTERNATIONAL JOURNAL OF PRODUCTION ECONOMICS, v. 224, JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.