Busca avançada
Ano de início
Entree

Teoria de homotopia e de raízes, topologia de variedades, espaços estratificados, formas espaciais esféricas e Sistemas Dinâmicos Topológicos

Processo: 18/19603-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Geometria e Topologia
Pesquisador responsável:Oziride Manzoli Neto
Beneficiário:Alexandre Thomas Guillaume Quesney
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/24707-4 - Topologia algébrica, geométrica e diferencial, AP.TEM

Resumo

A teoria dos nos e dos enlac'amentos, casos particulares de Teoria de mergulhos de variedades em variedades, se originou da tentativa de classificac'ao desses objetos topologicos (mergulhos do circulo ou reunioes disjuntas deste na esfera de dimensão n). Ao longo do tempo, varias relac'oes de equivalencia entre os mergulhos foram sendo definidas e muitos invariantes foram introduzidos.Mais recentemente, os estudios de enlac'amento de intervalos ("string links"), de centros homotópicos e de teorias topológicas de campos permitiram uma nova abordagem no estudo dos enlac'amentos. Pretendemos utilizar esses conhecimentos recentemente desenvolvidos para abordar o estudo das tranc'as e dos enlac'amentos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENCATTINI, IGOR; QUESNEY, ALEXANDRE; SILVA, PRYSCILLA. Post-symmetric braces and integration of post-Lie algebras. Journal of Algebra, v. 556, p. 547-580, AUG 15 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.