Busca avançada
Ano de início
Entree

Bases genéticas imunológicas da susceptibilidade à infecção pelo Zika Virus em humanos

Processo: 18/09407-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Antonio Condino Neto
Beneficiário:Lucila Akune Barreiros
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/22158-3 - Mecanismos genético-moleculares nas imunodeficiências primárias, AP.TEM
Assunto(s):Imunidade inata   Etiologia   Infecção pelo Zika virus   Antivirais   Interferon tipo I

Resumo

O Zika Virus é um flavivírus neurotrópico que emergiu nas Américas recentemente e se tornou um problema de saúde pública internacional. O aumento na prevalência de infecções pelo ZIKV no Brasil coincidiu com o aumento da ocorrência de casos de Microcefalia e outras complicações neurológicas em neonatos causadas por lesões neuronais fetais, cunhando a Síndrome Congênita do Zika. O surgimento de novas manifestações neurológicas levou a Organização Mundial da Saúde a declarar, no início de 2016, o Zika como uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Apesar da gravidade e visibilidade de certos casos, acredita-se que apenas 20% dos infectados manifestem quaisquer sintomas da doença. Além disso, naqueles que manifestam a doença, o espectro clínico de sintomas é muito amplo, indo desde febre até o desenvolvimento de lesões neurológicas irreversíveis. Isso sugere que fatores genéticos do hospedeiro possam influenciar o curso da infecção. Apesar dos enormes esforços da comunidade científica em caracterizar os mecanismos de patogênese do ZIKV, pouco foi estudado até o momento em relação a erros inatos em componentes do sistema imune do hospedeiro que possam levar a susceptibilidade ao vírus. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo investigar os mecanismos genéticos de susceptibilidade ou proteção à infecção pelo ZIKV em humanos, focando na resposta imunológica antiviral, centrada na via de sinalização dos interferons do tipo I. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCA, TABATA T.; BARREIROS, LUCILA A.; AL-RAMADI, BASEL K.; OCHS, HANS D.; CABRAL-MARQUES, OTAVIO; CONDINO-NETO, ANTONIO. CD40 ligand deficiency: treatment strategies and novel therapeutic perspectives. EXPERT REVIEW OF CLINICAL IMMUNOLOGY, v. 15, n. 5, p. 529-540, MAY 4 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.