Busca avançada
Ano de início
Entree

A produção sociológica sobre relações raciais: uma análise teórico-metodológica das pesquisas brasileiras e suas articulações na diáspora africana (2001 - 2019)

Processo: 18/16233-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Priscila Martins de Medeiros
Beneficiário:Priscila Martins de Medeiros
Anfitrião: John Nicolau Solomos
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Warwick, Inglaterra  
Assunto(s):Relações raciais   Produção científica

Resumo

Neste projeto buscaremos construir uma radiografia da produção sociológica recente na área de relações raciais no Brasil, que nos permita demonstrar as rotas, os desdobramentos e as inovações do campo, que possam representar contribuições teórico-metodológicas para o desenvolvimento da Sociologia Brasileira. O recorte temporal é entre 2001 - ano de realização da chamada Conferência de Durban, na África do Sul - até o ano de 2019. De maneira mais específica, buscaremos: a) Analisar como que pesquisadores brasileiros da área de Sociologia têm desenvolvido seus trabalhos científicos no tema das Relações Raciais, através de suas escolhas empíricas e teóricas; b) Compreender de que maneira as pesquisas realizadas no Brasil têm dialogado com a experiência transnacional da diáspora africana, buscando destacar os resultados teórico-metodológicos desses diálogos. A análise se fundamenta no mapeamento de teses e dissertações defendidas à partir de 2001 na área de Sociologia e em entrevistas de profundidade realizadas com professores orientadores de pesquisas que estejam presentes no mapeamento, de modo que as informações nos auxiliem a consolidar um quadro analítico com as características do campo e suas contribuições sociológicas. As nossas estratégias metodológicas e a discussão sociológica dos dados se darão com o apoio da Análise de Conteúdo; de levantamentos e mapeamentos já existentes no Brasil e no exterior sobre pesquisas em relações raciais; além das contribuições da chamada Sociologia das Relações Raciais e dos Estudos Pós-coloniais.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.