Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção de genes de interesse agronômico e envolvidos na heterose em Urochloa spp

Processo: 18/19219-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Anete Pereira de Souza
Beneficiário:Rebecca Caroline Ulbricht Ferreira
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Brachiaria   Heterose   Análise de sequência de RNA   Apomixia   Marcador molecular

Resumo

O gênero Urochloa (sinonímia Brachiaria) compreende espécies de gramíneas forrageiras predominantemente poliploides e apomíticas que são a base da produção de bovinos de corte e de leite no Brasil. Apesar da grande importância econômica, conhecimentos a respeito da regulação da expressão gênica envolvida no controle de caracteres de interesse agronômico e comercial nessas espécies, tais como a apomixia e a resistência às cigarrinhas-das-pastagens, bem como os mecanismos moleculares que determinam a heterose, são inexistentes. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é comparar os transcriptomas de folhas da cultivar Ipyporã e seus genitores, visando aumentar o conhecimento genético-genômico do gênero Urochloa. A análise comparativa dos transcriptomas possibilitará a identificação de transcritos compartilhados e exclusivos, vias metabólicas, locos e/ou genes envolvidos em caracteres agronômicos relevantes, bem como a identificação de marcadores moleculares funcionais. Em paralelo, serão investigadas as bases moleculares da heterose presente na cultivar em estudo, a partir da qual também serão identificados marcadores moleculares exclusivos para fingerprinting. Estas informações serão inéditas e importantes para o delineamento de estratégias moleculares nos programas de melhoramento de forrageiras poliploides tropicais, e contribuirão para que o setor da bovinicultura de corte brasileira consiga suprir demandas atuais e futuras.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ULBRICHT FERREIRA, REBECCA CAROLINE; DE CASTRO LARA, LETICIA APARECIDA; CHIARI, LUCIMARA; LIMA BARRIOS, SANZIO CARVALHO; DO VALLE, CACILDA BORGES; VALERIO, JOSE RAUL; VILELA TORRES, FABRICIA ZIMERMANN; FRANCO GARCIA, ANTONIO AUGUSTO; DE SOUZA, ANETE PEREIRA. Genetic Mapping With Allele Dosage Information in Tetraploid Urochloa decumbens (Stapf) R. D. Webster Reveals Insights Into Spittlebug (Notozulia entreriana Berg) Resistance. FRONTIERS IN PLANT SCIENCE, v. 10, FEB 21 2019. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.