Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação inicial de professores de língua inglesa e o uso de TICs em sala de aula

Processo: 18/20647-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Rita de Cassia Barbirato
Beneficiário:Renan Mateus Tudela
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologias da informação e comunicação   Formação de professores   Ensino de língua estrangeira   Ensino e aprendizagem   Material didático   Coleta de dados   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino e Aprendizagem de Línguas | Formação inicial de professores | Tecnologias de Informação e Comunicação | Ensino e Aprendizagem de Línguas

Resumo

A necessidade de capacitar professores para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula é um grande desafio para as instituições de ensino superior brasileiras (CARDOSO, 2015). Além disso, uma discussão sobre o assunto ainda é ausente no currículo da maioria dos cursos de graduação (MARTINS; MOREIRA, 2012). Portanto, esta pesquisa tem como objetivo investigar e melhor compreender as percepções de um grupo de alunos de Letras de uma universidade federal do interior do estado de São Paulo acerca do uso de TICs no ensino de Língua Inglesa e sobre as contribuições do curso de graduação para que eles façam uso destes recursos em suas aulas. Para alcançar os objetivos propostos, serão utilizados como instrumentos de pesquisa um questionário para o levantamento do perfil dos participantes e uma entrevista para coleta de dados. Ademais, será realizada a análise documental de planos de aula e materiais didáticos desenvolvidos pelos participantes. Espera-se, com o presente estudo, melhor compreender como o curso de Letras contribui (ou não) para que os alunos tenham um conhecimento mais aprofundado sobre as TICs e como utilizá-las no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)