Busca avançada
Ano de início
Entree

Usos de moléculas citoprotetoras (hemolina, lipocalina e peptídeos) como ferramentas para a pesquisa de novos alvos moleculares em condrócitos osteoartríticos

Processo: 18/20469-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 28 de agosto de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Acordo de Cooperação: GlaxoSmithKline
Pesquisador responsável:Ana Marisa Chudzinski-Tavassi
Beneficiário:Renata Nascimento Gomes
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/50040-4 - Rational approach for searching molecular targets involved in inflammatory events and cell survival, AP.PCPE
Assunto(s):Condrócitos   Análise de sequência de RNA   Osteoartrite
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condrócitos | Osteoartrite | RNASeq

Resumo

Vários estudos mostraram que o envelhecimento dos condrócitos está associado à degeneração da cartilagem articular e pode ser observado na patogênese das doenças articulares, como artrite reumatoide e osteoartrite (OA). Uma das mudanças mais importantes na cartilagem está relacionada aos componentes da matriz extracelular. Além disso, as citocinas pró-inflamatórias, como o TNF-alfa e a IL-1², desempenham papéis importantes na progressão dessas alterações degenerativas. Losac (Lonomia obliqua Stuart-fator Ativador) é um componente da cerda de L. obliqua que compartilha diferentes graus de similaridade com moléculas de adesão celular da superfamília de imunoglobulinas (IgSF). Anteriormente, foi demonstrado que Losac induz uma atividade pró-sobrevivência em HUVECs privadas de soro, aumentando o metabolismo das mitocôndrias. Todas as nossas análises indicam que, Losac aciona a viabilidade celular através da estimulação ou ativação das vias de sobrevivência / proliferativa (ERK1 / 2 MAPK) nas primeiras horas de contato celular com Losac e posterior expressão gênica, síntese de DNA e proliferação. Vale a pena notar que a análise de microarray (em células endoteliais) apontou o envolvimento de PDGFR (receptor do fator de crescimento derivado de plaquetas) na sobrevivência celular induzida por Losac. No fibroblasto, o rLosac estimula a sobrevivência celular, mas não a proliferação celular, sugerindo diferentes efeitos dependendo do tipo celular. Recentemente, dados preliminares de um modelo in vivo de cicatrização de feridas demonstraram que o rLosac induz a síntese de colágeno na derme do rato. Por outro lado, o Lopap (Lonomia obliqua proteína ativadora da protrombina) foi isolado das cerdas da lagarta Lonomia obliqua e pertence à família das lipocalinas. A forma recombinante (rLopap) apresenta atividade semelhante à protease serina com efeitos em diferentes células, incluindo condrócitos, atuando e promovendo efeitos antiapoptóticos mesmo sob condições de estresse (como processo inflamatório), e aumenta a expressão de moléculas envolvidas na remodelação tecidual (como colágeno, fibronectina e tenascina). Todos os achados juntos, rLosac e rLopap podem ter potencial para prevenir inflamação, envelhecimento e morte celular induzida em condrócitos pró-inflamatórios. Essas proteínas e o extrato de cerdas de Lonomia obliqua poderiam ser considerados como uma ferramenta promissora para estudos de alvos que protegem a cartilagem articular contra a progressão da OA.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOBBA, ALINE R. M.; ALVAREZ-FLORES, MIRYAM PAOLA; FESSEL, MELISSA REGINA; BURI, MARCUS VINICIUS; OLIVEIRA, DOUGLAS S. S.; GOMES, RENATA N. N.; CUNEGUNDES, PRISCILA S. S.; DEOCESANO-PEREIRA, CARLOS; CINEL, VICTOR D. D.; CHUDZINSKI-TAVASSI, ANA M. M.. A Kunitz-type inhibitor from tick salivary glands: A promising novel antitumor drug candidate. FRONTIERS IN MOLECULAR BIOSCIENCES, v. 9, p. 16-pg., . (20/13139-0, 18/20469-7, 13/07467-1, 18/10937-3, 15/50040-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.