Busca avançada
Ano de início
Entree

Polimerização de xilanas de baixa massa molar via acoplamento oxidativo dos ácidos hidroxicinâmicos

Processo: 18/17417-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2018
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Andre Luis Ferraz
Beneficiário:Ana Maria dos Santos Camargos
Instituição Sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Biorrefinarias   Hemicelulose   Polimerização   Biotecnologia   Extração   Ácido hidroxicinâmico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ácidos hidroxicinâmicos | biorrefinaria | Extração | polimerização | xilana | Biotecnologia

Resumo

A utilização de material lignocelulósico no contexto das biorrefinarias atende à demanda atual por tecnologias mais sustentáveis, abrangendo diversos processos integrados. Nesse contexto, a hemicelulose, um importante recurso natural, é um dos principais componentes encontrados na biomassa lignocelulósica e possui potencial de aplicação biotecnológica em diversos setores da indústria. Dentre os pré-tratamentos mais utilizados para diminuição da recalcitrância da biomassa, o processo quimio-termomecânico que emprega sulfito alcalino é o responsável por uma maior solubilização da lignina e preservação das frações de polissacarídeos, o que possibilita rendimento superior de hidrólise da celulose para produção de etanol de 2° geração, por exemplo. A exploração da fração de xilana, o polissacarídeo hemicelulósico mais abundante da parede celular vegetal, têm recebido destaque e seu isolamento pode ser conduzido por meio da aplicação de soluções alcalinas ou de tratamento enzimático. Estudos prévios demonstram que xilanas extraídas enzimaticamente de biomassa pré-tratada com sulfito alcalino são mais puras e apresentam uma baixa massa molar. Além disso, possivelmente se encontram associadas a porções de ácidos hidroxicinâmicos através de uma ligação éster entre arabinose e o ácido hidroxicinâmico. A polimerização das xilanas de baixa massa molar a partir dos terminais fenólicos dos ácidos hidroxicinâmicos empregando enzimas oxidativas se apresenta como alternativa para promover o aumento da massa molar e possibilitar a expansão das aplicações desses materiais poliméricos, agregando valor à utilização de bagaço de cana-de-açúcar nas biorrefinarias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMARGOS, Ana Maria dos Santos. Reticulação de xilanas de baixa massa molar via acoplamento oxidativo dos ácidos hidroxicinâmicos. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Ciência e Engenharia dos Materiais (IFS/EES) Lorena.