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Influência dos contextos e das situações de aprendizagem na formação de treinadores de handebol de equipes de formação do Estado de São Paulo

Processo: 18/04829-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rafael Pombo Menezes
Beneficiário:Walmir Romário dos Santos
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/14599-8 - Processo de formação de treinadores de handebol no Brasil e Portugal: análise dos discursos de acadêmicos e egressos, BE.EP.MS
Assunto(s):Pedagogia do esporte   Handebol

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem-treinamento é extremamente complexo e pode refletir a trajetória do treinador, tanto no que diz respeito aos conteúdos com os quais teve contato no âmbito acadêmico (contexto formal), quanto na atuação deste como atleta e treinador (contexto informal). O objetivo deste projeto é investigar o processo de formação profissional dos treinadores de equipes de handebol do Estado de São Paulo. Para isso, serão contatados e entrevistados os treinadores das duas maiores Ligas do Estado que atuam com equipes de diferentes categorías (sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18). Por buscar acesso aos discursos que refletem os aspectos formativos dos treinadores, serão utilizados os preceitos da pesquisa qualitativa. Para a produção de dados será realizada a entrevista semiestruturada com cada treinador, a partir de um instrumento (a ser submetido a experimento piloto) que permita identificar diferentes aspectos relacionados aos mais variados contextos formativos (formal, não-formal e informal). A tabulação e a análise dos discursos serão realizadas a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que possibilita expressar o pensamento de um grupo de pessoas a partir da agregação de trechos contínuos e/ou descontínuos não perdendo a essência do discurso original.